top of page

Verde se torna exigência no mercado imobiliário de alto padrão

Com o crescente foco em preservação ambiental, incorporadoras adotam soluções sustentáveis e promovem a integração de elementos naturais em seus projetos de luxo, atendendo à demanda do mercado por imóveis ecológicos e responsáveis



Nos últimos anos, a demanda por imóveis de luxo que ofereçam mais do que sofisticação e conforto têm crescido significativamente. A preocupação com a presença do verde nos empreendimentos, sustentabilidade e com o impacto ambiental tornou-se um fato essencial para consumidores exigentes que buscam, além de luxo, uma conexão real com a natureza; Segundo dados do United States Green Building, o Brasil ocupa a 5ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade, com mais de 1.500 construções sustentáveis no país. A Consciente Construtora e Incorporadora, conhecida pelo seu compromisso com a qualidade e renovação, está na vanguarda desse movimento, garantindo que seus empreendimentos não apenas atendam aos mais altos padrões de excelência, mas também integrem práticas sustentáveis em sua concepção. 


A parceria da incorporadora com a Cardim Arquitetura Paisagística, que tem o viés bem brasileiro, é outro destaque, já que faz o uso de plantas nativas principalmente do bioma onde está inserida, neste caso, no Cerrado, com um pouco da Mata Atlântica, e que assina praticamente todos os últimos produtos lançados pela Consciente. O escritório tem sido um grande aliado dessa transformação, auxiliando a incorporadora a desenvolver soluções que atendem tanto às exigências legais como às expectativas de um mercado cada vez mais atento às questões ambientais.


“Estamos alinhados com as tendências globais e acreditamos que o verde e a sustentabilidade devem ser um valor agregado fundamental em nossos empreendimentos. Nosso compromisso com o meio ambiente sempre foi primordial, indo além de exigências legais; ele é intrínseco à nossa filosofia de entrega de empreendimentos, que respeitam a natureza e oferecem bem-estar para os moradores”, afirma a diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio. 


Exemplo disso é o empreendimento Botanic Consciente, entregue em 2015, que conta com um bosque próprio, e que teve valorização maior que 100% desde seu lançamento. Além dele, outros empreendimentos da incorporadora que também exemplificam essa filosofia são o Casa Brasileira, projeto com quintais elevados e que integra plantas à sua fachada e possui a primeira praça interna com lago de Goiânia, e o World Trade Center (WTC Goiânia), que também oferece mais de 2.500 m² de área verde. Já o Reserva 27 Consciente conta com mais de 800 m²  de paisagismo, envolvendo 100% do projeto em um terreno de mais de 3.000 m². 


Praça suspensa


Do alto do 44º andar, no Platz 36, empreendimento da Brasal Incorporações, o morador pode usufruir de uma praça suspensa, um local para ficar ao ar livre e tocar os pés na grama em um ambiente seguro, com paisagismo e cercado por uma vista deslumbrante da cidade. “A ideia é ter uma área verde para convivência de qualidade, aproximando o morador de elementos naturais, por isso, na praça suspensa do Platz 36 tem um playground, green house, horta, fireplace, redário, espaço de contemplação e espelho de contemplação e espelho d’água”, explica a arquiteta da Brasal Incorporações, Lia Galera.


Interação entre a natureza e a vida urbana


Levando em consideração a crescente busca do mercado por moradias próximas às áreas verdes, a Terral Incorporadora está investindo em empreendimentos que promovam a interação entre a natureza e a vida urbana. Lançado em setembro, o Serrano terá vista privilegiada para o futuro Parque da Serrinha e está localizado no alto da Avenida T-4, uma das regiões que mais valoriza em Goiânia. Com pista de caminhada e corrida, o Parque da Serrinha será maior que o Vaca Brava, com entrega prevista para ainda este ano. 


Além de contar com uma das maiores áreas verdes da capital, a região oferece ainda o conforto da vida urbana, sendo rica em comércios e serviços necessários no dia a dia, como supermercados, academia, farmácias, escolas, bares e restaurantes. “O Serrano nasceu em consonância com o surgimento de um novo marco em Goiânia, por isso sua essência se divide entre urbanidade e natureza. Uma mão dupla que vai proporcionar contato com o meio ambiente sem perder a essência e a facilidade de se viver em uma metrópole”, avalia o diretor de incorporação da Terral, Marcelo Borges. 


Fachada humanizada


No projeto Pateo 136, edifício comercial da Opus Incorporadora, localizado na avenida 136, no setor Marista, o paisagismo foi essencial para explorar uma estética diferente do que normalmente se observa em um empreendimento comercial, com fachada envidraçada, explica o arquiteto e urbanista Frederico Bretones. Com aspecto humanizado e uma ambientação quase que residencial, a fachada traz varandas com desenhos alternados, muito paisagismo e elementos tipo “tijolo a vista”, conferindo um caráter mais rústico e natural à torre. “É um projeto que busca explorar uma arquitetura que valoriza a relação do espaço interno com o externo, também através desses terraços com vegetação, que podem ser contemplados tanto na parte interna da sala, pelo paisagismo personalizado, quando faz parte da fachada externa, e que no horizonte da cidade aparece como uma fachada viva, verde, que demonstra cuidado e preocupação com ambiência, com a natureza e com o bem-estar. Tudo isso agrega valor ao edifício como um empreendimento de alto padrão: a originalidade, o design elaborado, a arquitetura inovadora que se destaca na paisagem, que demonstra cuidado com o seu desenho”, analisa o arquiteto. 


Fonte: Mariana | Kasane


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page