SOLUÇÕES SIMPLES EVITAM CHOQUE DE PÁSSAROS CONTRA VIDROS
- Equipe Contramarco
- 3 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

No mundo todo, bilhões de aves morrem ao colidir com janelas de vidro e fachadas de edifícios, tanto que muitas cidades e países agora exigem envidraçamento seguro para aves em novas construções. De acordo com um estudo da revista científica The Condor, publicado em 2014, só nos Estados Unidos são cerca de 988 milhões de mortes anualmente, causadas por esse tipo de acidente.
A visão dos pássaros é diferente da visão humana. Os animais enxergam a profundidade e, na maioria das vezes, o vidro de uma porta ou janela reflete a imagem do ambiente exterior. Ao invés do vidro, eles veem uma nuvem ou uma vegetação, entendem aquilo como uma continuidade do ambiente e se chocam.
COMO EVITAR ACIDENETES
O primeiro passo para evitar acidentes é identificar os locais mais suscetíveis ao choque dos pássaros, ou seja, que reflitam o céu, árvores ou flores. O segundo passo é fazer uma marcação nesses vidros.
ADESIVOS COMUNS
Uma das principais recomendações de organizações e observatórios de aves é a aplicação de adesivos de aproximadamente 15cm, em intervalos de 40cm a 1m. O adesivo irá criar uma barreira visual no vidro, dessa forma o pássaro poderá enxerga-lá e desviar a tempo de evitar uma colisão.
PELÍCULA AMIGA DOS PÁSSAROS
Incomodada com o fato de tantos pássaros colidirem com o vidro do seu escritório, a empresária Eloiza Besouchet desenvolveu a película adesiva Amiga dos Pássaros. O material é feito de vinil e recebe a impressão de diferentes elementos como estrelas e flores.
O produto que minimiza em 95% o choque dos pássaros contra vidros é vendido sob medida e já foi utilizado em prédios como o do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da cidade de Caeté, e do Catraca Livre, em São Paulo.
ADESIVOS ULTRAVIOLETA
Os adesivos que refletem a luz ultravioleta são quase imperceptíveis aos olhos humanos e não interferem no visual das fachadas de prédios, por exemplo. Porém, as aves são capazes de enxergar esse tipo de luz por possuírem mais receptores de cores do que os humanos.
PELÍCULAS ULTRAVIOLETA
Elas bloqueiam a passagem de raios UVA e UVB sem impedir a passagem de luz e sem tirar a transparência do vidro, além de reduzirem o calor dentro do ambiente. Os pássaros conseguem visualizar os seus raios refletores à distância e assim evitar a rota de colisão.
CORTINAS E PERSIANAS
Usar cortinas de tecido ou persianas e deixá-las sempre fechadas também é uma alternativa simples para evitar o choque dos pássaros contra os vidros. Mas atenção ao aviso de deixá-las sempre fechadas, se você tem o costume de abri-las todos os dias, o adesivo ou a película podem ser alternativas complementares a essa medida.
BARREIRAS VISUAIS
Criar barreiras visuais próximas aos vidros também é uma alternativa muito comum e fácil de ser aplicada para proteger os pássaros de acidentes. Plantas e vasos, brises solares ou paredes vazadas criam barreiras visuais aos pássaros e faz com que eles mudem a sua rota de voo.
Fonte: Alpha News
Comments