Desenvolvida pela Placo, empresa do grupo Saint-Gobain, entenda a tecnologia por trás da Glasroc X, que conta com elevada resistência a umidade, impactos, mofos e raios UV
Referência em construção a seco, a Glasroc X é uma placa de gesso que possui elevada tecnologia em seu processo produtivo para possibilitar sua utilização em ambientes externos. A placa, fabricada pela Placo, empresa do grupo Saint-Gobain, possui aditivos especiais em seu núcleo e é revestida em ambas as faces com véu de fibra, que reforçam sua resistência mecânica, tornando-a tenaz a umidade e a intempéries. Além disso, a solução ainda conta com um revestimento especial que a torna incombustível e garante sua proteção contra raios UV.
“A Glasroc X é de uma nova geração de placas de gesso que proporcionam elevada eficácia e altíssimo desempenho em projetos que têm elevada complexidade”, explica Alice Cabral, chefe de produto da Placo. “O desenvolvimento da tecnologia veio para preencher a lacuna de algumas necessidades existentes na construção. Antes, acreditava-se que não era possível existir uma placa de gesso que preservasse suas principais características e, ao mesmo tempo, apresentasse altíssima resistência em ambientes externos. Com muitos anos de pesquisa, desenvolvemos a Glasroc X, com elevada resistência, durabilidade e excelente performance acústica e térmica. Essas características do produto, somado a sua leveza, garantem uma maior produtividade, flexibilidade e facilidade nas instalações, agilizando a obra”, completa Alice.
Com a tecnologia exclusiva da Placo, a Glasroc X é produzida no Brasil e faz parte do catálogo da marca há 6 anos e é resistente a condições climáticas. O uso de placas de gesso, principalmente em ambientes externos, ainda é muito estigmatizado no Brasil e associado a fragilidade, porém essa espécie de material veio para extinguir qualquer receio em relação às placas de gesso. Essa modalidade construtiva também causa menos impacto ao meio ambiente, já que seu material gera menos resíduo quando comparado à alvenaria tradicional.
Um exemplo de uso de sucesso e que testou a resistência da Glasroc X é a casa construída em apenas 15 dias pela engenheira e influenciadora, Helena Rodrigues, conhecida como Dama do Gesso. Além do curto período, a obra também enfrentou desafios como a umidade da região praiana, variações no clima e alagamento no terreno. Helena optou pela utilização da Glasroc X, pela alta resistência e facilidade na trabalhabilidade, aumentando a velocidade na construção da sua obra. “Foram 13 dias de trabalho árduo, enfrentando as variações do clima da região e um terreno alagado. No final, o sistema de steel frame e a Glasroc X se mostraram extremamente eficientes nessa construção”, explica a Dama do Gesso.
“Por se tratar de uma casa de veraneio, tinham medo de toda vez que fossem aproveitar o local, tivessem que se estressar com reformas na fachada, devido à agressividade da maresia no local. Para isto, foi utilizado o sistema de fachada Glasroc X + Basecoat da Placo, que garante uma fachada mais bonita por muito mais tempo, sem problemas típicos da alvenaria como trincas, fissuras e tinta desbotada e descascando”, comenta Helena.
As questões climáticas típicas de regiões litorâneas também foram um fator importante na hora, a casa foi construída no sul da Bahia, região com altas temperaturas e que sofre com os ventos que vêm do mar que podem causar corrosão ao longo do tempo. “Por se tratar de uma casa de aço, entendiam que essa poderia esquentar muito mais facilmente do que uma construção tradicional. Porém, eles não sabiam que, com a utilização de mantas de lã de vidro da Isover nas paredes e SolarMaxi da Brasilit no telhado, eles teriam uma casa com uma resistência térmica 4x superior a de alvenaria, ou seja, uma casa muito mais fresca nos dias quentes e muito mais quente nas noites frias”, conclui Helena.
Fonte: Placo/JeffreyGroup
Comments