top of page

Serralheria em destaque nos projetos residenciais

Arquitetas Rosangela Pena e Júlia Guadix exaltam como a arte de moldar metais é capaz de resolver questões e entregar uma estética contemporânea aos espaços 


Projeto Rosangela Pena Arquitetura. Foto: Sidney Doll
Projeto Rosangela Pena Arquitetura. Foto: Sidney Doll

A época em que a serralheria se limitava às esquadrias de portas, portões e janelas ficou para trás. Hoje, seu uso segue em expansão na arquitetura residencial, assumindo, em muitas situações, seu merecido papel de destaque. Combinando modernidade e longevidade, o metal oferece inúmeras possibilidades que vão além de definir a estética do projeto, mas também o de contribuir para a concepção de ambientes únicos. 

 

Frequentemente combinadas com a marcenaria, as peças e estruturas em serralheria são comumente associadas à estética do industrial, embora possa configurar nos mais diferentes estilos de arquitetura de interiores, conforme afirma a arquiteta Rosangela Pena, à frente do seu escritório homônimo, que lança mão da versatilidade do material em seus projetos. "Alcançamos o equilíbrio ao integrá-la com elementos mais quentes como a madeira e tecidos naturais. Além do mais, sintonizamos com uma paleta de cores neutras e acabamentos metálicos discretos, tornando-a acolhedora e sutil”, opina. 


Na visão da arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, a serralheria permite o desenvolvimento de peças mais esbeltas em comparação com a marcenaria. No entanto, ela ressalta a importância da execução através de um profissional experiente. 


Confira como as duas profissionais trouxeram soluções criativas que acentuaram tanto seu impacto visual, quanto funcional. 


Arquiteta Rosangela Pena. Foto: Sidney Doll
Arquiteta Rosangela Pena. Foto: Sidney Doll

ESTANTE COMO DIVISÓRIA


Na concepção da área social integrada desse apartamento, a arquiteta Rosangela Pena investiu na estante de serralheria como elemento divisor entre o living e a cozinha, valorizando a fluidez visual entre os ambientes por meio de sua estrutura leve composta por linhas finas e bem definidas. De acordo com ela, o metal permite o desenvolvimento de modulações que podem ser facilmente realocadas. 


PORTA CAMARÃO EM SERRALHERIA 


A porta-camarão em serralheria, projetada pela arquiteta Júlia Guadix, foi uma resposta inteligente para separar a área social da ala íntima de um estúdio de 37m². Seu sistema de dobradiça concedeu uma abertura eficiente sem comprometer o entorno, otimizando a circulação entre os ambientes. Segundo ela, o recurso é especialmente útil em projetos compactos.  


Projeto: Studio Guadix | Foto: Guilherme Pucci 


ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO


Na privacidade da suíte master que teve o seu banheiro ampliado, Rosangela Pena realizou uma espécie de ‘compensação’ para a área do quarto: ao invés do fechamento em alvenaria, trouxe à cena a esquadria de serralheria deslizante, com fechamento em vidro canelado, que adiciona personalidade ao projeto. “Ademais, conquistamos um efeito moderno com uma base minimalista”, comemora. 


Arquiteta Rosangela Pena. Foto: Sidney Doll


APOIO PARA BOLSAS E CASACOS


Ninguém quer ver a entrada do seu apartamento bagunçada e, para tanto, cabe ao profissional de arquitetura entregar a melhor saída. Foi assim que Júlia planejou o móvel em serralheria e madeira que servia como um apoio ideal para objetos, sapatos e peças de roupa, mantendo a organização.  


Projeto Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci
Projeto Studio Guadix. Foto: Guilherme Pucci

Fonte: Studio Guadix/dc33 Comunicação 


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page