CDA Metais investe em sistema de esquadrias minimalistas para locais com excesso de ruído externo
Empreendimento Fasano Residences, na capital paulista, conta com sistemas CDA Metais/Divulgação
Nos grandes centros urbanos, o barulho incessante do tráfego intenso de veículos, obras em construção, alarmes e a agitação das pessoas criam um ambiente sonoro que vai além do incômodo, chegando a ser prejudicial à saúde. Com estudos indicando que a exposição prolongada ao ruído excessivo pode resultar em estresse, perda auditiva, distúrbios do sono e aumento do risco de doenças cardiovasculares, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, quase 700 milhões de pessoas podem ter perda auditiva.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,6% dos brasileiros com 18 anos ou mais relataram exposição a níveis de ruído excessivos, posicionando a poluição sonora como a segunda maior causa de poluição ambiental no Brasil, logo após a poluição do ar.
Nesse contexto, soluções eficazes para o excesso de barulho externo são necessárias. O Sistema de Esquadrias Deslizantes Silent, da CDA Metais, por exemplo, se destaca pelo desempenho, superando os requisitos de acústica, permeabilidade e estanqueidade exigidos pelas normas ABNT NBR 15.575 — Edificações habitacionais; e NBR 10.821 — Esquadrias Externas para edificações, de acordo com a fabricante.
Com designs retangulares e opções de bitola de 30 e 42 mm, os sistemas de esquadrias deslizantes Silent SL e Silent S disponibilizam diversas opções de montagem, incluindo persianas integradas, trilhos embutidos e portas com bandeiras fixas nas versões alçantes e slide. Contam com um apelo minimalista, proporcionado pelos montantes e mão de amigo que possui vista frontal de 25mm, segundo descrição da marca.
Da esquerda para à direita: sistema Silent SL, sistema Silent S e modelo Silent SL em exposição
“A eficácia desses sistemas é comprovada pelos resultados dos ensaios de conforto acústico, que demonstram a capacidade de atenuação sonora dos produtos. Por exemplo, tratando-se de Silent S, a porta de correr de 2 folhas, equipada com vidro laminado de 6 mm, alcançou um índice de redução sonora Rw (C; Ctr) de 33 (-1; -1) dB, enquanto a janela de correr de 2 folhas com persiana integrada e vidro laminado de 10 mm obteve um índice Rw (C; Ctr) de 41 (-1; -5) dB”, anuncia a CDA Metais.
O Grupo CDA Metais, atento à demanda por soluções acústicas, investe em pesquisa e desenvolvimento, contando com um parque fabril capaz de produzir 3.500 toneladas mensais de extrusão de perfis de alumínio, informa a empresa. “O uso de sistemas de portas e janelas com atenuação acústica não apenas melhora a qualidade de vida, reduzindo o estresse causado pelo ruído excessivo, mas também aumenta o valor agregado do imóvel, representando um investimento no bem-estar dos moradores”, enfatiza Daniel Unten, gerente de projetos da CDA Metais.
Fonte: CDA Metais
コメント