A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, na última sexta-feira, 07, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção (anexo.pdf), pesquisa realizada com as lideranças das empresas associadas. O estudo aponta fim de ano “regular” a partir da análise das vendas em dezembro. A publicação também destaca o crescimento do otimismo, considerado moderado dada a manutenção da média registrada nos demais índices da pesquisa.
O termômetro da Abramat aponta que para 44% das empresas associadas, o faturamento no mês de dezembro foi considerado “regular”. Para 28%, o período foi “bom” ou “muito bom”, outros 28% consideraram dezembro um mês “ruim”.
As projeções para o mês de janeiro indicam desempenho razoável: 56% esperam um mês “regular”, 28% acreditam em um mês “bom” ou “muito bom” e 17% indicam um mês “ruim”.
A pretensão de investimentos para o longo prazo registrou 83%, mesmo número observado em novembro de 2021. O nível de utilização da capacidade instalada teve queda de 6 pontos, passando de 80% em novembro para 74% em dezembro. Ambos os indicadores se mantêm em patamares mais elevados que antes da pandemia.
“Com base em nosso levantamento, é possível verificar que o final de 2021 foi positivo para o setor, seja em material de base ou acabamento. A retomada progressiva das atividades e a vacinação em todo o País são fatores que contribuíram para as avaliações positivas, ainda que moderadas, de nossos associados”, revela Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
Fonte: Abramat/A4&Holofote Comunicação
Comentarios