As esquadrias de alumínio desempenham papel fundamental na construção civil. Seu valor justifica a importância: elas custam entre 10% e 20% do total da obra. É fundamental que consultores, projetistas e fabricantes saibam especificar os materiais e o dimensionamento dos perfis que compõem as esquadrias, respeitando as normas técnicas pertinentes. Neste artigo, a Aluparts, especialista em manutenção e recuperação de esquadrias e fachadas de alumínio, explica melhor sobre a questão dos reforços estruturais em esquadrias de alumínio. Acompanhe!
SAIBA MAIS SOBRE OS REFORÇOS ESTRUTURAIS DAS ESQUADRIAS
A escolha dos perfis vai muito além da estética: está relacionada à qualidade do produto, que por sua vez vai garantir a eficiência e a durabilidade do projeto. Isso porque as esquadrias são submetidas a diversos tipos de esforços: pressão de vento, manuseio e operação, cargas acidentais, esforço de torção etc.
Para resistir a todos estes fatores, é necessário um perfil com estrutura adequada. Não falando só das dimensões, mas da forma e da área da seção, o que denomina-se “geometria estrutural dos perfis”.
Nem sempre os perfis mais pesados são os mais resistentes. Detalhes que em um primeiro momento podem parecer puramente estéticos são, na realidade, reforços estruturais. Mas a verdade é que, ao definir os perfis a serem usados em uma esquadria, a estética fica em segundo plano. O fundamental é optar por perfis com resistência estrutural adequada, para a sua correta aplicação e desempenho.
Para uma boa performance do caixilho, é preciso considerar o módulo da seção, que nada mais é que a relação entre a tensão e a deformação elástica. Confira os exemplos:
Pressão de Obstrução
É a pressão que o vento exerce sobre a superfície da esquadria ou fachada. Quando uma esquadria é instalada perpendicularmente à direção do vento, o lado externo recebe pressão positiva, enquanto o lado interno recebe pressão negativa. Essas são as maiores cargas que as esquadrias recebem, com rajadas que podem chegar a 120 km por hora.
Momento de Flexão
Devido à elasticidade dos materiais, a pressão dos ventos deforma as esquadrias. Quando em repouso, elas devem voltar à forma original. Essa deformação precisa ser controlada para evitar infiltrações, quebra de vidros e até mesmo o colapso da estrutura.
As deformações das esquadrias são chamadas de flexões e são controladas com a aplicação dos perfis adequados. Isto é, com dimensões e geometria apropriadas. Em um projeto, estas definições são dadas pelos Consultores.
Módulo de Inércia
É a soma de várias porções de área multiplicadas pelo quadrado das distâncias até o eixo de gravidade. A soma refere-se ao total da seção. O módulo de inércia controla a deformação. Ou seja: quanto maior o módulo de inércia, mais resistente será o perfil.
Para mais informações, acesse: www.aluparts.com.br
Fonte: Aluparts
Comments