top of page
Equipe Contramarco

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS QUEBRAS DO VIDRO?

A Pilkington auxilia a entender a origem da quebra de vidro e identificar as causas


Reprodução: Glass & Co

A Pilkington, que faz parte do Grupo NSG, um dos principais fabricantes mundiais de vidros e sistemas de envidraçamento, traz algumas dicas sobre como encontrar a causa da quebra dos vidros.


LOCALIZANDO A ORIGEM


O conhecimento das atividades que ocorrem dentro ou perto do vidro, quaisquer eventos ou alterações incomuns recentes e trabalhos de reparação ou manutenção no local podem fornecer uma pista sobre o que pode ter ocorrido.


Localizar a origem da quebra também é vital. O vidro deve ser examinado tanto em sua superfície quanto em sua borda para coletar o máximo de pistas possível. Uma lupa é essencial para examinar o vidro, tanto na superfície quanto olhando pela borda. O padrão de quebra deve ser inspecionado para aprimorar a origem da falha.

INSPEÇÃO DA ÁREA QUEBRADA


A partir da superfície, a fonte de uma fratura ou quebra pode às vezes ser encontrada identificando o ponto de ramificação – ocasionalmente visto como olhos de gato (dois pedaços de vidro com formato característico).


Inspecionar a área de fratura e procurar por marcas de nervuras e trincas também deve levar de volta à origem da falha. Ao olhar para a borda ao redor da fratura, a presença de uma região espelhada altamente polida pode fornecer uma estimativa do nível de tensão no vidro no momento da fratura.

Se o vidro quebrado for endurecido, a pessoa irá descobrir que a maioria dos fragmentos caiu da moldura e acabou no chão. Aí, é o caso de se ajoelhar para buscar os fragmentos que contêm a origem.

CAUSAS

Pode haver várias causas para a fratura do vidro, incluindo impacto, danos nas bordas antes da instalação, instalação inadequada, design inadequado, inclusões no vidro e quebra térmica.

Algumas fraturas são mais fáceis de detectar do que outras. Por exemplo, as rupturas térmicas normalmente partem e são perpendiculares à borda do vidro. Outras podem ser mais difíceis de identificar sem visualização ao microscópio em um laboratório e, se houver suspeita de inclusão, podem exigir análises químicas subsequentes.

Fonte: Glass Online

Komentáře


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page