QUAIS OS EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS EM UMA BENEFICIADORA DE VIDRO?
- Equipe Contramarco
- 3 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Agmaq, fabricante brasileira especializada em maquinário para vidros e soluções para o segmento vidreiro, elenca as principais ferramentas

Uma beneficiadora de vidro é a parte da indústria vidreira responsável por realizar a transformação do vidro, que posteriormente chegará ao cliente final. Nessas empresas, é essencial que todos os equipamentos necessários sejam pensados antes de começar o negócio, pois isso irá otimizar a produção e ajudar na gestão como um todo. As máquinas em uma unidade fabril exercem a função de protagonistas no desenvolvimento de projetos em vidro.
As beneficiadoras geralmente contam com uma diversidade grande de produtos, que é possível com a utilização de alguns maquinários que realizam a transformação dos vidros para temperado, laminado, temperado-laminado e corte do vidro.
No Brasil, atualmente, há quatro fabricantes de vidro: Cebrace, Vivix, Guardian Glass e AGC, para a comercialização dos vidros é necessário ser homologado por eles. Além disso, os vidros devem receber selos do Inmetro para garantir a segurança do beneficiamento realizado, além da certificação ISO 9001. Trata-se de uma versão brasileira de uma norma internacional a fim de padronizar projetos e garantir a qualidade de um produto ou serviço. A Agmaq, fabricante brasileira especializada em maquinário para vidros e soluções para o segmento vidreiro, elenca as principais ferramentas.
OS EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS EM BENEFICIADORAS
Mesas de corte
As mesas de corte permitem que as chapas de vidro sejam manipuladas de forma segura e precisa. Devido ao tamanho das chapas de vidro e por se tratarem de um material que pode oferecer risco de ferimento antes de ser transformado, é indicado que a manipulação e corte sejam realizados pela máquina. Além de assegurar um resultado preciso e eficiente, garante a segurança do profissional.
Furadeiras de vidro
As furadeiras para vidro podem ser encontradas em modelos automáticos ou manuais. São equipamentos de excelente custo-benefício, que facilitam a furação da chapa de vidro, otimizando o processo. Em furadeiras automáticas, esse procedimento se dá em poucos segundos, o que consequentemente acelera a produção.
Lapidadora de vidro
Utilizada para a lapidação e polimento dos vidros, a lapidadora é um excelente recurso para o acabamento das peças. A lapidadora transforma as extremidades do vidro e deixa o acabamento mais arredondado e sem asperezas, que podem ocasionar um corte acidental.
Lavadora de vidros
As lavadoras de vidros foram desenvolvidas para a lavagem do vidro plano a fim de facilitar o manuseio e otimizar o processo. São indicadas para a lavagem de peças planas de diversas espessuras e dimensões. Uma lavadora de vidros é um equipamento essencial no processamento de transformação do vidro quando se tem uma beneficiadora.
“Ser certificado e possuir os equipamentos necessários e de qualidade vão fazer toda a diferença para atender a demanda que o mercado precisa, seja na qualidade quanto na quantidade de produtos”, conforme a empresa.
Fonte: Agmaq
Comments