top of page
Equipe Contramarco

PROJETO ELAS TRANSFORMAM A CONSTRUÇÃO FORMA 15 MULHERES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Iniciativa da MRV em parceria com o Senai, Seconci-SP e SindusCon-SP ofereceu, gratuitamente, 180 horas de profissionalização em manutenção predial


Reprodução: MRV

A MRV, em parceria com o Senai, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), formou em novembro a segunda turma do projeto "Elas Transformam a Construção", em Campinas. A iniciativa oferece capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, para atuarem na manutenção predial. Na nova turma, 15 alunas concluíram o curso, tornando-se aptas para atuar em um mercado em plena expansão.


“A presença das mulheres na construção civil está cada vez maior e temos uma enorme demanda por qualificação. Por isso surgiu a ideia de, em parceria com grandes instituições de ensino e organizações do setor, capacitarmos essas mulheres. O projeto começou em 2022 e desde então tem sido um grande sucesso para aquelas que desejam experimentar uma nova área no mercado e até para aquelas que estavam à procura de uma oportunidade”, explica Íngrade Brandão, coordenadora da área da Qualidade e Pós-Entrega MRV e Head do Projeto. O curso teve duração de 180 horas, com ajuda de custo para deslocamento e alimentação. 


Reprodução: MRV

“O que me motivou a fazer esse curso foi a vontade de adquirir mais conhecimentos na área de construção civil e também a possibilidade de novas oportunidades e desafios. Manutenção predial é geralmente uma profissão masculina, mas acredito que o olhar atencioso feminino pode trazer um toque especial, pois a mulher é mais detalhista e cuidadosa, e isso é um diferencial”, conta Keila Monteiro da Silva, de 40 anos.


A modelo fotográfica comenta ainda que, durante o estágio, nas aulas práticas que aconteceram em obras da MRV na cidade, todos os profissionais que acompanharam as mulheres foram muito respeitosos e atenciosos. “Isso foi o que mais chamou a minha atenção e me surpreendeu. É importante dizer ainda que tivemos um ótimo professor, sempre pronto para esclarecer nossas dúvidas, e isso foi incrível. Hoje me sinto preparada para uma oportunidade no mercado da construção civil”, afirma. “Eu gostaria de parabenizar a MRV pela iniciativa desse projeto, espero que ainda tenham muitos outros cursos como esse para as mulheres. Afinal o cuidado atencioso de uma mulher enobrece qualquer ambiente”, acrescenta.


Juliana Maria de Jesus, de 36 anos e que estava desempregada, também comemora sua nova formação. “Meu último trabalho, foi de líder na área de serviços gerais. O que mais me motivou a fazer o curso foi que eu sempre fui admiradora de tudo que envolve a área de construção civil e sempre quis aprender tudo sobre o setor. Vi nessa oportunidade de ouro um aprendizado que levarei para toda vida”, conta.


Juliana também avalia a oportunidade em um mercado que ainda possui mais homens do que mulheres. “Embora a área de manutenção seja mais voltada para público masculino, acredito que a profissão não define gênero, por isso, cada vez mais as mulheres estão entrando nela. O preconceito sempre existirá, mas não nos impedirá”, alega, comentando que a aula de elétrica foi a que mais gostou. Juliana, acrescenta que a capacitação é uma oportunidade de inclusão das mulheres no mercado de trabalho. “Espero colocar em prática os meus conhecimentos em breve”, diz.


Auxiliar de limpeza, Rosely de Oliveira Santos, de 37 anos, também foi uma das formandas da segunda edição do projeto. “Eu gosto de aprender novas experiências e o que me atraiu no curso também foram as aulas de elétrica, gostei muito de ter vivido essa nova experiência. Sinto-me preparada e desejo que muitas outras mulheres tenham essa oportunidade”, afirma.


Fonte: MRV/Alfapress


댓글


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page