top of page
Equipe Contramarco

PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA DA TRISUL FORMAM-SE NO SENAI-SP

Incorporadora dribla a escassez do mercado imobiliário oferecendo cursos tanto para colaboradores próprios, como de empresas terceirizadas parceiras no horário de trabalho


Reprodução: Temp7 Comunicação

O mercado imobiliário vive um paradoxo. De um lado, há o aquecimento do setor, que apresenta crescimento nas vendas de imóveis. Somente no primeiro semestre deste ano, o volume de imóveis novos vendidos na cidade de São Paulo subiu 15,3%, segundo pesquisa da consultoria imobiliária Brain, que prevê um segundo semestre ainda mais promissor. Do outro, há a escassez de mão de obra qualificada, mencionada por quase 30% das empresas ouvidas pela Sondagem da Construção, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), como um dos principais desafios enfrentados. 


As oportunidades para quem deseja ingressar na construção civil são altas. De acordo com os dados do CAGED, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, somente no primeiro trimestre do ano, a construção civil gerou mais 100 mil novos empregos com carteira assinada no Brasil, aumento de quase 17%, em relação ao ano passado. O interesse em iniciar a jornada existe, mas a mão de obra especializada ainda é um desafio. 


Prevendo este cenário, desde 2020, a incorporadora Trisul, diante da sua própria solidez e apostando na força do mercado, criou o Programa de Capacitação de Mão de Obra, driblando a escassez de mão de obra. O programa promove condições de ensino prático dentro dos canteiros, em horário de trabalho, para profissionais que tenham interesse em executar as atividades, tornando-se especialistas em novas áreas. Como resultado, mais de 600 horas de cursos foram realizadas, abrangendo 12 especializações, como carpinteiro, armador, eletricista, encanador, pedreiro de vedação, pedreiro de alvenaria estrutural, montador drywall, dentre outras. No total, mais de 100 profissionais foram formados, impactando, positivamente, em mais de 15 obras da incorporadora e construtora.


Somente no mês de setembro, mais uma turma composta por 21 profissionais formados pelo Programa de Capacitação da Trisul, em parceria com o SindusCon-SP e o Senai-SP, foi formada em cerimônia, que permitiu o acompanhamento das famílias e convidados no auditório da unidade do Brás do Senai-SP.


Stephany Carassoli, gerente de obras da Trisul, valoriza a importância da formação profissional no canteiro de obras. “Notamos que a idade média dos colaboradores passou de 32 para 42 anos em cerca de oito anos e, olhando para o futuro, precisamos de pessoas jovens e capacitadas. Por meio do Programa de Capacitação, qualificamos ajudantes que conseguem aplicar esses ensinamentos na prática e podem se aperfeiçoar. Temos casos de pessoas que entraram na Trisul como auxiliares e hoje são encarregados de obra, o que representa um crescimento significativo na carreira”, exemplifica.


Jefferson Conceição, supervisor de hidráulica da Trisul, conta que o grande diferencial do treinamento é que o profissional está na obra atuando, aplicando os novos conhecimentos na prática. “Essa condição é mais eficiente em relação às instituições, em que há uma programação abordada, mas dificilmente se consegue replicar o conhecimento na obra. A oportunidade prática estimula a assimilação rápida dos conteúdos abordados e, principalmente, o entendimento de cada tema abordado no curso”, explica.


“O déficit de mão de obra qualificada dentro dos canteiros de obra é uma realidade e, além de resolver esse problema, dar a oportunidade para que um trabalhador possa, a partir do conhecimento, crescer profissionalmente, é uma excelente solução”, afirma Oziel Lima, engenheiro residente da Trisul.


Como todos os cursos são oferecidos tanto para os colaboradores da Trisul, como de empresas terceirizadas parceiras, a integração profissional acontece, estimulando um ambiente de trabalho mais harmônico. “Além das aulas e a formação profissional propriamente dita, os laços estabelecidos entre os alunos do curso e a equipe da Trisul promovem bem-estar e o bom convívio no cotidiano, o que impacta positivamente na produtividade da Companhia”, finaliza Carassoli.


Fonte: Temp7 Comunicação


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page