Portas mimetizadas e paleta de cores com os tons de off white e amadeirado claro dão a tônica para reforma de apartamento
- Equipe Contramarco
- 20 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.
No projeto, arquiteta Daniela Funari elegeu a estética da madeira, seja no elemento natural ou porcelanato, em suas diversas formas: desde o mobiliário solto, marcenaria planejada e revestimentos

Dentro de um projeto de interiores, os painéis e as portas mimetizadas são ótimas escolhas para separar o living e a área de convivência dos setores privativos de uma residência. Essa divisão é fundamental para garantir uma estética linear e elegante aos espaços, disfarçando os acessos aos corredores, banheiros, áreas de serviço e dormitórios. “O foco está sempre em entregar um visual contínuo e sofisticado”, revela a arquiteta Daniela Funari, responsável por seu escritório homônimo.
Não à toa, essa é uma das tendências atuais da arquitetura de interiores, que esteve presente no projeto de reforma que a profissional realizou em um apartamento de 104m² localizado na Vila Romana, zona oeste de São Paulo.
“Na área social, unimos sala de estar, jantar, área gourmet e cozinha, entregando uma conexão muito gostosa e comfy”, destaca Daniela que, para reforçar a questão do aconchego, especialmente para receber amigos ou aproveitar com a família –, definiu a combinação entre tonalidades claras de madeira e o off white.
Acompanhe os detalhes:
Área de convívio é delimitada por painéis estilizados
No setor de convívio, os painéis mimetizados já demonstram toda sua importância dentro do apartamento, uma vez que marcam presença para promover a integração entre o estar e a varanda. “Nossa ideia foi ampliar e, ao mesmo tempo, entregar um living muito relaxante”, detalha a arquiteta.

Por ser uma área de convívio pensada para receber os amigos e a família, a profissional também incluiu um home bar devidamente otimizado com uma cristaleira e revestido com MDF Cumaru Trend.

“Para os moradores deste apartamento, integrar os ambientes sociais era uma prioridade”, revela Daniela. Ao adotar o mesmo porcelanato de grandes medidas (120 x 120 cm), ela também contou com a abundante iluminação natural, graças ao envidraçamento externo. “Aliás, a varanda abraçou duas áreas: o lado gourmet e o cantinho do café”, detalha.


Para a instalação do painel mimetizado da churrasqueira, os trilhos foram fixados somente na parte superior de forma a evitar interrupções no piso do ambiente, que é integrado. No projeto, o recurso foi uma maneira estilizada para ocultar a churrasqueira, que também foi incorporada na área social. “A ideia foi que os moradores possam escolher o momento de deixá-la à vista ou não”, analisa a profissional.


Soluções e estilo através da marcenaria sob medida
Conectada ao painel ripado de madeira e bem iluminada, a península da cozinha se transformou em um balcão multifuncional, entregando uma área adicional para a preparação de alimentos, além de perfeita também para as refeições diárias. A continuidade dos tons de madeira no ripado e nos armários foi mantida, enquanto o off white do backsplash e da bancada adicionam uma leveza sofisticada ao ambiente.

Para a cozinha, Daniela aplicou a regra do triângulo, essencial para um ambiente prático e eficiente. De acordo com ela, o conceito implica em promover a distribuição da pia, fogão e geladeira em pontos estratégicos, seguindo o desenho da forma geométrica. “Essa triangulação imaginária reduz os deslocamentos durante o preparo das refeições, deixando o trabalho com ingredientes e eletrodomésticos muito mais objetivo”, detalha.
Ampla suíte master ganha closet e box diferenciados
Na suíte master, o painel da TV promoveu uma divisão sutil entre o quarto e o closet, entregando uma transição suave e elegante entre as áreas. “Para os armários, alinhamos a marcenaria voltada para a porta de entrada e o valorizamos com o fechamento no vidro reflecta bronze”, rememora Daniela.

Especialmente desenhado para atender o desejo da moradora, o closet se revela um espaço encantador com a adição de uma penteadeira.


Fonte: Daniela Funari Arquitetura
Comments