Porta de entrada: as boas energias da sua casa passam por ela
- Equipe Contramarco
- há 2 dias
- 3 min de leitura
As arquitetas Belisa Mitsuse e Estefânia Gamez explicam como a porta principal do imóvel influencia no fluxo de energia, no sucesso profissional e até na sensação de segurança – e o que fazer para melhorar esse impacto.

Você com certeza já ouviu que "quando uma porta se fecha, outra se abre", que "a felicidade bate à sua porta", entre outros ditados populares que envolvem essa estrutura tão comum no nosso dia a dia. O que talvez você não saiba é que a porta tem muito mais significados do que apenas uma passagem entre ambientes. De acordo com Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), arquitetas especialistas em Feng Shui e fundadoras do BTliê Arquitetura, essa peça é considerada um dos elementos mais importantes de uma casa ou empresa, influenciando diretamente a energia do espaço e até mesmo a vida dos moradores e funcionários.
"A porta de entrada não é apenas um detalhe arquitetônico. Ela simboliza a conexão entre o mundo externo e o universo particular de cada um. É por ali que as oportunidades chegam e, se houver bloqueios, a vida pode estagnar", explica Bel. As arquitetas explicam que todos os aspectos envolvendo a porta principal devem ser observados em um imóvel. "Quando uma porta está desalinhada, emperrada ou mal posicionada, isso pode afetar a comunicação, o bem-estar e até mesmo o crescimento profissional dos moradores. No Feng Shui, consideramos a entrada principal como a ‘boca da casa’, por onde tudo flui", complementa Tef.

A porta e seu impacto na energia do ambiente
No Feng Shui, a porta principal é a principal via de entrada do "chi", a energia vital que circula pelos espaços. Por isso, deve ser proporcional ao imóvel, estar sempre bem conservado e livre de obstruções. Uma entrada estreita ou entulhada pode dificultar o fluxo energético, enquanto uma porta muito grande para um espaço pequeno pode dispersar a energia, dificultando a sensação de acolhimento e estabilidade.
Outro ponto importante é a posição da porta em relação ao ambiente. Segundo Bel e Tef, o ideal é que ela esteja visível e acessível, sem móveis ou plantas bloqueando seu caminho. "Se a porta estiver diretamente alinhada a uma janela, por exemplo, a energia entra e sai rapidamente, sem se espalhar pelo espaço, o que pode gerar instabilidade financeira e falta de foco", alerta Bel. Além disso, a orientação da porta também pode influenciar diferentes áreas da vida, como carreira, saúde e relacionamentos.
Cores e materiais fazem a diferença
Além da posição e manutenção, a escolha da cor e do material da porta de entrada pode potencializar ou enfraquecer a energia do ambiente. No Feng Shui, tons como vermelho, verde e preto são os mais recomendados. "A sua porta pode ser de qualquer cor, mas de acordo com o Feng Shui algumas cores trazem benefícios para além da estética. Por exemplo, o vermelho é uma cor de proteção, poder e sorte. Já o verde, ou a madeira aparente, está ligado ao crescimento e à renovação, enquanto o preto representa fluxo, trabalho e sabedoria", explica Tef. Em contrapartida, portas de vidro não são bem-vistas na técnica, pois transmitem insegurança e vulnerabilidade. "O vidro pode simbolizar uma entrada frágil, onde a energia não é retida, além de expor demais a vida dos moradores. Por isso, não é incomum que pessoas em ambientes com portas de vidro sintam-se inseguras ou expostas", acrescenta Bel.
A conservação da porta também não deve ser negligenciada. Maçanetas frouxas, dobradiças rangendo e tinta descascada podem ser sinais de bloqueios energéticos. "Se a porta não funciona bem, isso pode refletir dificuldades na comunicação, oportunidades que não chegam ou até problemas de saúde relacionados à articulação e movimentação", explica Tef.

Curiosidades sobre a porta de entrada
• Uma porta de entrada muito alta pode transmitir arrogância e soberba para os vizinhos
• Quando a porta abre sozinha com o vento, o morador perde o controle sobre a energia que entra e sai do espaço
• Trabalhar sentado de costas para a porta de entrada pode causar insegurança e impedir o bom desempenho de um colaborador
• Maçanetas que saem facilmente indicam falta de controle
• Linguetas que não encaixam corretamente podem evocar problemas sexuais aos moradores
• Posições de comando (a cadeira do chefe, por exemplo) e lugares de longa permanência (como camas e sofás) devem ser posicionados com uma boa visão da porta de entrada, garantindo o controle do ambiente.
Fonte: Paula de Paula | Multiverso Comunicação
Comments