Relacionado à segurança, resistência e propriedades estáticas, o vidro laminado é frequentemente aplicado às fachadas pele de vidro, sendo encaixado nas estruturas de alumínio, segundo a Personal Glass, indústria beneficiadora de vidros.
Este sistema de fachada é realizado com montagem rápida, baixo desperdício de material e simplicidade de aplicação, estas são algumas razões para o modelo de fixação, também conhecido como structural glazing, estar ganhando espaço no mercado. Veja abaixo as principais características.
Segurança: O modelo é composto por duas ou mais camadas de vidro unidas por uma película de PVB (polivinil butiral) ou EVA (acetato de etileno vinil). A camada intermediária mantém os fragmentos de vidro juntos em caso de quebra, reduzindo os riscos de ferimentos.
Proteção contra impactos: o vidro laminado é mais resistente à impactos do que o vidro comum. A camada de PVC ajuda a absorver o impacto, tornando-o uma opção mais segura em situações de colisão ou atos de vandalismo.
Isolamento acústico: a camada interna do vidro laminado também contribui para a redução de ruídos externos, proporcionando maior conforto acústico no interior do prédio.
Controle de temperatura: o modelo pode ser combinado com outras tecnologias, como vidros de controle solar, que ajudam a melhorar a eficiência energética do ambiente, controlando a entrada de calor e luz solar.
Instalação rápida: o material otimiza o acabamento, simplificando a logística no canteiro e agilizando uma das etapas mais complexas da construção de uma edificação, a instalação.
Versatilidade no acabamento: técnicas de jateamento ou composição de mosaicos, além de vitrais, são apenas algumas das possibilidades.
Fontes: Personal Glass
Kommentare