Barulho, sensações térmicas e gasto de energia, tudo isso tem seu lugar quando o assunto é bem-estar, saúde física e mental. A escolha dos materiais das esquadrias nos projetos, bem como o detalhamento técnico das moradias e dos locais de trabalho vão impactar no cotidiano daqueles que forem viver ou passar boa parte do dia nesses ambientes.
O estresse causado pelo excesso de barulho, por exemplo, é uma das principais causas de doenças. Levando em consideração que as janelas são as partes mais finas de uma edificação, elas desempenham um papel decisivo nos valores de absorção acústica do lar.
Especialmente em casas e edifícios localizados junto a avenidas muito movimentadas ou próximos a aeroportos, um isolamento acústico eficiente torna-se um requisito imprescindível.
O procedimento habitual em tais lugares consiste em instalar vidros isolantes. A relação entre os níveis de ruído medido fisicamente e o modo com que o ouvido humano os percebe, pode resumir-se da seguinte maneira: o ruído ambiental reduzido em 10 dB divide pela metade a percepção humana deste barulho e, quando ampliado na mesma medida, duplica esta percepção. Ao instalar janelas de PVC, combinadas com os perfis Kömmerling multicâmara com vidro isolante especial, é possível reduzir este ruído em até 45 dB.
Portanto, só seria percebido 1/24 do barulho externo dentro das residências, assim é possível manter o ambiente tranquilo. Mesmo os moradores que estão nas rotas de voos dos grandes aeroportos, enquanto estiverem dormindo, não despertarão com o ruído.
Fonte: Kömmeling/LinkedIn
Comments