PLATAFORMA SINDUSCON-SP NA PRÁTICA FOI APRESENTADA AOS ASSOCIADOS EM WEBINAR
- Equipe Contramarco
- 18 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

No último dia 6 de abril, a plataforma de cursos online SindusCon-SP na Prática foi apresentada em reunião virtual para os associados do sindicato. A solução foi desenvolvida para aproximar as indústrias fabricantes de produtos para o setor da construção civil com entidades, prefeituras, instituições de ensino – faculdades e universidades e alunos de Engenharia Civil e Arquitetura.
O evento contou com a participação do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, dos vice-presidentes Fernando Junqueira, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Moacir Neto e Renato Genioli, o coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), Rodrigo Von, o diretor da Regional de São José do Rio Preto, Rafael Coelho, e a responsável pelo departamento Jurídico da entidade, Rosilene Carvalho.
A plataforma gerou um canal de comunicação entre a entidade com as empresas, universidades e alunos, proporcionando aos acadêmicos uma complementariedade educacional, com a realização de horas de estágio por meio dos cursos online.
Desenvolvido ao longo dos últimos três anos, o SindusCon-SP na Prática contou com uma força-tarefa de colaboradores, que com o apoio da diretoria do SindusCon-SP, formatou o projeto, desde a definição dos temas abordados em cada curso, passando pela sua roteirização, execução, finalização e até a disponibilização online. Dessa forma, o diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, a apresentou, juntamente com o vice-presidente do SindusCon-SP, Moacir Benvenutti Netto.
O engenheiro civil e professor de pós-graduação em Engenharia, Rodrigo Hamer, explicou os detalhes técnicos de operacionalização da plataforma e como os cursos são produzidos para os alunos. O professor José Paulo Martini afirmou que os acadêmicos desconhecem o que a entidade pode oferecer a eles e “essa aproximação entre empresas e universidades, por meio dos cursos online proporciona aos alunos maior conhecimento prático da profissão”. Ele acrescentou a importância dos cursos para as ‘horas complementares’, definidas pelo MEC para os alunos e que podem ser até 30% da carga horária total.
Marcio Benvenutti ressaltou a preocupação da entidade em buscar temas de qualidade junto às empresas e que gerem cursos com conteúdo, que contribuam efetivamente para a complementação educacional e aprimoramento técnico desses futuros profissionais.
A PLATAFORMA
O acesso aos cursos é gratuito e não é necessário ser aluno. Basta se cadastrar na plataforma. A maioria dos cursos tem carga horária máxima de uma hora, com acesso a duas videoaulas e E-Book. Acompanha um guia rápido para consulta sobre o curso.
No caso dos alunos, a plataforma somente permite a realização da prova para obter o certificado, para quem fizer 70% do curso. Menos que isso, o sistema bloqueia e não permite a realização da prova, garantem os idealizadores da plataforma. O certificado tem um valor simbólico.
Para uma renovação dos temas e atualização técnica, os cursos online ficarão disponibilizados na plataforma somente pelo período de 24 meses.
Fonte: SindusCon-SP
Comments