Marcas da área da construção civil se unem para impulsionar a qualificação e a transformação digital do setor
A ArcelorMittal, produtora de aço, e a Saint-Gobain, especializada produtos e soluções nos mercados de construção, mobilidade e indústria, anunciam, após a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o lançamento do “Parceiro da Construção”, uma empresa independente, tendo as duas multinacionais como acionistas igualitárias.
Com lançamento divulgado no dia 01 de agosto, a joint venture (refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado) já possui um valor inicial de mercado estimado de R$40 milhões.
O “Parceiro da Construção”, lançado em 2020 pela Saint-Gobain, é uma plataforma online que oferece mais de 100 cursos de capacitação. Com certificados disponíveis gratuitamente para profissionais da área, a plataforma visa contribuir com a qualificação individual e com a transformação digital.
“O projeto já é reconhecido entre muitos profissionais do setor. Agora, queremos atingir novos perfis de profissionais e ampliar ainda mais a oferta de cursos e serviços para o ecossistema da construção”, comenta Renato Holzheim, diretor geral da Saint-Gobain Produtos para Construção. “Junto com a ArcelorMittal, conseguiremos apoiar ativamente o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, de todo o mercado em parceria com outras empresas do setor”, completa.
Por meio da união de suas expertises na construção civil, as empresas acionistas pretendem multiplicar a capacitação de profissionais em um setor que vem se mostrando muito promissor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria brasileira da construção cresceu cerca de 10% só em 2021.
“Esta parceria – e novo investimento no país da ArcelorMittal – representa o encontro da cultura de inovação da nossa marca centenária e o Grupo Saint-Gobain. São duas gigantes que se unem no mercado brasileiro para fomentar o crescimento do setor da construção”, avalia Marcelo Marino, vice-presidente na ArcelorMittal Aços Longos. “Em uma demonstração clara da aposta no desenvolvimento do país e com o olhar acurado para reduzir os gaps educacionais [quando os alunos não têm um acompanhamento de perto, o que dá margem para dispersão, desinteresse e até mesmo receio em tornar público as dificuldades] do setor através da geração de conteúdos acessíveis e inclusão digital de toda a cadeia”, completa.
O modelo de negócios do projeto é inovador: uma plataforma que promove interações entre os mais diversos atores do segmento da construção civil, tais como fabricantes, revendedores, engenheiros, arquitetos, instaladores, pedreiros, pintores e demais profissionais especializados, gerando valor para todos por meio da produção, disseminação e troca de conhecimento.
“Estamos certos de que vamos impulsionar a qualificação e a transformação digital do setor. A partir de agora, o ‘Parceiro da Construção’ também dará a oportunidade para que outros fabricantes de materiais de construção façam parte desse universo conosco, e se unam a nós para apoiar esta evolução no mercado”, completa Marino. A partir desta parceria, a expectativa é de que o portal siga crescendo nos próximos anos e atinja mais profissionais do setor.
Em 2022, o projeto espera expandir ainda mais sua variedade de conteúdos educacionais, além de preparar o lançamento de outros produtos digitais inovadores, voltados ao mercado da construção e ferramentas para apoiar o dia a dia dos profissionais da área e consumidores finais. “Ampliação da comunidade, da base de conteúdos e dos serviços fazem parte dos objetivos da plataforma neste ano”, comenta Roberto Hentzy, diretor executivo do “Parceiro da Construção”, que tem mais de 26 anos de experiência no mercado, inclusive de startups e varejo, e liderará a nova empresa.
“Viabilizar a realização de programas escaláveis de educação continuada e os demais produtos em desenvolvimento abrirá oportunidades de crescimento para os profissionais e terá impacto significativo no desenvolvimento da construção civil como um todo”, complementa Hentzy.
HISTÓRICO DO “PARCEIRO DA CONSTRUÇÃO”
O “Parceiro da Construção” nasceu a partir de uma necessidade do mercado, identificada em diversas pesquisas realizadas pela Saint-Gobain entre 2017 e 2018. Foi constatada a necessidade de alavancar a capacidade de treinamentos por meio da tecnologia. Em 2019, foi lançado o Minimum Viable Product (MVP - Produto Mínimo Viável, em português) para validar o modelo por meio de um aplicativo de perguntas e respostas. Após a validação, foi desenvolvida a plataforma de capacitação online.
Desde o começo, o projeto foi entendido como uma startup interna, com time dedicado, colocando o cliente no centro de todas as decisões e utilizando metodologias ágeis. Atualmente, a plataforma conta com milhares de inscritos e de certificados emitidos que aperfeiçoam a mão de obra e a empregabilidade por meio dos seus cursos. O “Parceiro da Construção” oferece ainda webinars, podcasts e webséries relacionados a obras, marketing, vendas, entre outros, totalizando mais de 400 horas de conteúdo e 3 milhões de visualizações.
Fontes: ArcelorMittal, Saint-Gobain/Jeffrey Group
Comments