OLIMPÍADAS DE PARIS: 7 LOCAIS ICÔNICOS DA CIDADE LUZ QUE RECEBEM AS COMPETIÇÕES
- Equipe Contramarco
- 29 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Paris tem uma variedade de atrações culturais, históricas e visuais. De monumentos a museus, a cidade das luzes conta com vários cartões-postais arquitetônicos, alguns deles irão receber os jogos.
Além de arenas construídas especialmente para as Olimpíadas, em várias regiões da cidade e arredores, na lista aparecem também alguns dos endereços mais icônicos do destino, do Campo de Marte, junto à Torre Eiffel, ao Palácio de Versalhes. Confira:
PLACE DE LA CONCORDE

Uma das mais famosas praças públicas de Paris, a Place de la Concorde fica no final da avenida Champs-Élysées e é caracterizada por suas fontes e o grande obelisco. Este será o cenário dos esportes urbanos dos Jogos Olímpicos, como ciclismo BMX freestyle, skate, breaking e basquete 3X3.
STADE DE FRANCE

Localizado em Saint-Denis, na Região Metropolitana de Paris, o estádio foi construído para a Copa do Mundo da FIFA de 1998 e já sediou outros grandes eventos esportivos. Em 2024, será palco das competições de atletismo e rugby sevens.
CHAMPS DE MARS (CAMPO DE MARTE)

Com vista para a Torre Eiffel, a área verde vai receber as competições de judô e luta na Arena do Campo de Marte, uma estrutura temporária de dez mil metros quadrados, e também os jogos de vôlei de praia.
ESPLANADE DES INVALIDES

Em frente ao Hôtel des Invalides, um complexo de edifícios ligado à história militar da França (local onde fica o túmulo de Napoleão Bonaparte, importante líder político na história do país), esse espaço vai sediar as provas de tiro com arco, além de ser a linha de chegada da maratona.
PARC DES PRINCES

O estádio Parc des Princes é a casa do Paris Saint-Germain. Nas Olimpíadas de Paris, vai receber os jogos de futebol masculino e feminino.
PALÁCIO DE VERSAILLES (PALÁCIO DE VERSALHES)

O clássico e histórico Palácio de Versailles também abrigará provas esportivas. A antiga residência dos reis franceses, com um impressionante jardim, irá sediar as competições de Hipismo e também de Pentatlo Moderno.
RIO SENA

No último dia 26 de julho, o local marcou uma Cerimônia de Abertura inédita para os Jogos Olímpicos, pela primeira vez, celebrada fora de um estádio. O desfile dos atletas foi realizado por 6 km ao longo do Rio Sena, com barcos para cada delegação, entre a ponte Austerlitz e terminando no Trocadéro, onde aconteceram os demais elementos previstos no protocolo olímpico.
Segundo o site oficial do evento, na região da Pont Alexandre III, o rio Sena recebe duas competições aquáticas: a Maratona aquática e o Triatlo (que tem prova de natação) e, no alto da ponte, a chegada do Ciclismo de estrada.
Fontes: Correio Brasiliense, National Geographic e olympics.com
Comments