O painel solar fica exposto aos eventos da natureza, como sol, chuva, granizo, raios, poeira e muito mais, há fatores que podem influenciar e danificar as placas, por isso, toda a manutenção e cuidado devem ser pensados e organizados. Além dos efeitos da natureza há ainda a possibilidade de animais deslocarem ou ainda danificarem as placas solares de forma física.
Outro fator que pode danificar os painéis é a má fixação da estrutura, por isso, a escolha de materiais de qualidade que, além de proteger, ainda reduzem a quantidade de trocas de itens pequenos, como parafusos e outros fixadores, é importante.
É recomendada a limpeza das placas periodicamente, o tempo entre cada visita pode variar de acordo com a incidência de poeira (que tende a impactar na captação da radiação solar, por cobrir os receptores), chuvas e poluição da região, assim, um profissional certificado deve ser procurado para realizar a manutenção do sistema.
QUAL A DURABILIDADE DE UM PAINEL SOLAR?
O painel solar pode durar por muitos anos, estima-se que a troca de placas ou até mesmo da estrutura pode ocorrer apenas após 25 anos, isso mantendo ao menos a manutenção anual recomendada pelos fabricantes das placas. Tudo depende da forma que as placas são cuidadas, como foi feita a instalação e até mesmo a qualidade dos produtos utilizados.
COMO PROTEGER AS PLACAS SOLARES?
Sabia que as placas solares podem criar seus próprios escudos protetores de oxidação e efeitos do tempo? É isso mesmo, esse processo se chama passivação e acontece em materiais como inox, níquel, titânio, alumínio e muitos outros metais.
Mas é possível também criar essa camada protetora em escala industrial, por isso, é importante optar sempre por materiais passivados para a estrutura de placas fotovoltaicas. Além disso, as placas em si devem sempre estar limpas e bem fixadas, sem objetos que obstruem a captação solar e, consequentemente, diminuam a eficiência.
Também há dois itens que devem ser considerados no momento da instalação que auxiliam na proteção das placas:
1. A instalação de telhas de vidro, por exemplo, que protegem de praticamente todos os eventos da natureza que podem danificá-las, além de facilitar a limpeza;
2. O dispositivo anti congelamento para casos de instalações em regiões mais frias. Essas válvulas protegem e preservam os coletores de raios solares.
Fonte: Inox-Par
Comments