*Por Stephanie Fazio
Janelas podem gerar energia solar? Atualmente, os recursos mais conhecidos para captação de energia solar são os painéis solares e placas fotovoltaicas. Porém, com as células fotovoltaicas transparentes, desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, janelas e objetos de vidro podem se transformar em eficientes painéis solares.
Projetados com capacidade de absorção dos raios solares, os painéis são eficazes como os tradicionais, instalados no topo das casas. Semelhantes a pedaços de vidros, possuem a capacidade de gerar energia equivalente aos painéis tradicionais, sendo acionadas quando integradas a objetos de vidro.
As células são produzidas a partir de moléculas orgânicas desenvolvidas pelos cientistas, com filamentos de células fotovoltaicas em seu interior. Devido a pequenos filamentos de células fotovoltaicas presentes no seu interior, o material captura ondas ultravioletas e infravermelhas e, em seguida, convertem as ondas em eletricidade.
Essas células não afetam a visibilidade, uma vez que ninguém pode ver além do ultravioleta ou abaixo do infravermelho. Isso significa que, ao utilizar a célula transparente em ambientes internos, não se perderá a luz solar enquanto gera energia limpa.
Com possibilidades de aplicações diversas, como carros e dispositivos eletrônicos, as novas células solares transparentes registram eficiência de cerca de 5%, em comparação com os tradicionais painéis solares que alcançam de 15 a 18%.
Pesquisadores estimam que se essas células fossem aplicadas em todas as superfícies de vidro dos Estados Unidos, poderiam suprir cerca de 40% da demanda energética do país. Isso representa um passo importante em direção a uma energia solar mais acessível e barata. Na Inglaterra, já foram desenvolvidos blocos de vidro que geram energia solar, mostrando que a inovação continua avançando nesse setor.
O custo baixo para fabricar e instalar janelas permitirá que mais pessoas tenham acesso à energia solar. Além disso, seria possível personalizar as janelas para que se adaptem aos diferentes tipos de ambientes.
Cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) desenvolveram uma maneira de melhorar o desempenho dos painéis. O projeto pretende gerar energia elétrica movendo elétrons do fotossensibilizador para uma saída elétrica, como um dispositivo ou uma unidade de armazenamento.
Fonte: Portal São Caetano do Sul e Elysia
Comments