Abertura acontece no dia 22 de julho de 2022, a partir das 10h, com as 17 obras declaradas patrimônios mundiais pela Unesco
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, sedia a exposição “Le Corbusier - A arquitetura moderna declarada Patrimônio da Humanidade”, realizada pela Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em colaboração com a Fundação Le Corbusier e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A exposição será apresentada do dia 22 de julho a 25 de setembro de 2022, a partir das 10h.
Comemorando seis anos da inscrição de 17 obras de Le Corbusier no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, o evento apresentará o trabalho do arquiteto suíço considerado o fundador da arquitetura moderna.
Foram produzidos, especialmente para a mostra no museu, painéis de tecidos com estampas das 17 obras, que retratam temas transversais, como: Le Corbusier e arquitetura moderna brasileira, patrimônio mundial da humanidade em uma perspectiva contemporânea, sustentabilidade, inovação e educação.
Para Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil, a exposição apresenta a história de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do século 20, e trata da importância da arquitetura moderna como patrimônio da humanidade e das influências recíprocas entre os grandes nomes da arquitetura suíça e brasileira até hoje. A mostra se torna ainda mais relevante ao ser inaugurada no MCB, local de referência para a arquitetura, habitação e design brasileiros. Uma excelente oportunidade de difundir ao grande público os princípios da arquitetura moderna, tão importantes para a identidade cultural dos países.
“Essa será uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer o legado arquitetônico de Le Corbusier, cuja experimentação técnico-artística revolucionou a arquitetura no século 20”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. Já para José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, essa é mais uma parceria de sucesso. “Estamos felizes em apresentar as obras de um arquiteto que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura e um grande influenciador na formação da geração modernista de arquitetos brasileiros”, finaliza.
Com leitor QR do celular e um painel interativo em LED, o público poderá realizar uma visita virtual em 3D às maquetes de duas obras apresentadas na mostra – Casa orla Lago Léman e Casa Savoye – e também acessar sites como da Unesco, da Fundação Le Corbusier e outros, com informações complementares ao conteúdo da exposição.
Depois de São Paulo, a exposição seguirá em andamento por outras cidades brasileiras até 2023.
As 17 obras da exposição:
Casa orla Lago Léman
Corseaux, Suíça - 1923
Casas La Roche-Jeanneret
Paris, França - 1923
Conjunto Residencial Frugès
Pessac, França - 1924
Casa Guiette
Antuérpia, Bélgica - 1926
Casas Weissenhofsiedlung
Stuttgart, Alemanha - 1927
Casa Savoye e Casa do Jardineiro
Poissy, França - 1928
Edifício Residencial Clarté
Genebra, Suíça - 1930
Edifício Residencial Molitor
Paris, França - 1931
Fábrica Claude e Duval
Saint-Dié-des-Vosges, França - 1946
Conjunto Residencial Marseille
Marselha, França - 1947
Casa Consultório Dr. Curutchet
La Plata, Argentina - 1949
Capela Notre-Dame du Haut
Ronchamp, França - 1950
Cabana Corbusier-Gallis
Roquebrune-Cap-Martin, França - 1951
Complexo Governamental
Chandigar, Índia - 1952
Convento La Tourette
Éveux, França - 1953
Centro Cultural de Firminy
Firminy, França - 1953
Museu Nacional de Arte Ocidental
Tóquio, Japão - 1955
SERVIÇO:
Data: de 22 de julho a 25 de setembro de 2022;
Local: Museu da Casa Brasileira;
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, nº 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo (SP). Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô;
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h;
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada);
Entrada gratuita: às sextas-feiras.
Fonte: Imprensa TV Cultura
Comments