MRV PROMOVE AÇÕES PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA E AVANÇA NO COMPROMISSO COM A ONU
- Equipe Contramarco
- 23 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Programa Elas Por Elas reuniu diretoras e gestoras executivas da empresa numa jornada de autoconhecimento

O Brasil assumiu um compromisso com a ONU para os próximos anos: incentivar as empresas a promoverem a equidade de gênero. A iniciativa faz parte do movimento Ambição 2030, um pacto global entre a organização e empresas, do qual a MRV, uma empresa do MRV&CO, já vem se movimentando para superar. Em 2022, a companhia firmou o compromisso de subir de 21% para 30% o número de mulheres em seu quadro de funcionários; e de 37% para 45% o percentual de líderes femininas. Dois anos após o acordo, este último desafio já foi ultrapassado. Atualmente, 46% da liderança da companhia é formada por mulheres, e o número de colaboradoras também subiu para 22%.
"A proposta da ONU é o mínimo que queremos alcançar. Nosso objetivo é atingir esses números e, a partir deles, avançar. A construção civil é, historicamente, majoritariamente masculina. Nos escritórios, já observamos a equidade de gênero acontecendo, mas nas obras o cenário é outro. Nosso maior desafio é sensibilizar essas mulheres, mostrar que elas também são capazes de trabalhar nos canteiros de obras. É um movimento que precisa ser afirmativo ", afirma Junia Galvão, diretora executiva de administração e desenvolvimento humano da MRV.
“UMA SOBE, PUXA A OUTRA”
A dinâmica para virar o jogo já vem sendo promovida por meio de programas de capacitação e encontros de lideranças. O projeto Elas Por Elas, que finalizou no último mês, reuniu 18 mulheres em sua terceira edição, entre diretoras e gestoras executivas da MRV e das empresas do grupo MRV&CO, para uma jornada de fortalecimento da liderança feminina. Ao longo de três meses, o grupo se aprofundou em assuntos como "Gestão das Emoções" e "Liderança Transformadora".
A gestora executiva Princing da MRV, Valquíria Gomes, conta que está empolgada para ver os resultados dessa troca: "O projeto trouxe à tona não apenas reflexões pessoais, mas também forneceu um espaço seguro para a troca de experiências e aprendizados. A jornada de autoconhecimento que vivenciamos juntas foi um momento de grande valor que nos fortalecerá como profissionais e como mulheres. Acredito que esse encontro não apenas impactou cada uma de nós individualmente, como também terá reverberações positivas dentro da MRV&CO. Estou empolgada com a possibilidade de implementarmos as ideias e insights adquiridos para promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e colaborativo”, conta Valquíria, que trabalha há 27 anos na empresa.
O projeto Elas Por Elas é uma das frentes para a MRV chegar a 2030 com a meta proposta alcançada, mas ele não está sozinho. Concomitantemente, a companhia desenvolve outras iniciativas com o mesmo objetivo, é o caso do programa Elas Transformam a Construção Civil, que capacita mulheres em vulnerabilidade social para trabalhar no seto
r. Com investimentos superiores a R$ 1 milhão, o objetivo do projeto é formar mais de 450 mulheres até outubro de 2024, por meio de aulas práticas e teóricas de azulejista e pintura. O curso tem duração de três meses.
“Acreditamos que ações como essas são essenciais para formar times mais diversos, construir ambientes mais seguros e inclusivos, assim como oferecer estratégias e soluções por meio de experiências distintas”, acrescenta Junia.
Com essas iniciativas em andamento, a MRV busca minimizar o gap de mulheres nos canteiros de obras, ao mesmo tempo em que incentiva o crescimento profissional em todas as empresas do grupo e suas áreas. Desta forma, elas colocam em prática o lema da campanha: Uma sobe, puxa a outra.
Fonte: MRV/Loures Consultoria
Comentarios