Encontro realizado pela prefeitura de São Paulo proporcionou dois dias de capacitação profissional às participantes, incluindo palestra sobre a presença de mulheres no setor de habitação
A MRV, maior construtora da América Latina, fortalece seu compromisso com a inclusão e a igualdade de gênero ao participar do encontro do Programa Mães Guardiãs. O evento, que contou com a presença de mais de 2 mil mulheres beneficiárias do Programa Operação Trabalho nos dias 27 e 28 de março, promoveu qualificação e apoio à inserção profissional.
No evento, a empresa apresentou oportunidades de emprego e capacitação em áreas majoritariamente ocupadas por homens, cenário que vem mudando nos últimos anos. Foram oferecidas vagas e formação para funções como pintora, azulejista, pedreira, servente e assistente administrativa. Mais de 100 mulheres foram atendidas pela MRV, que reiterou seu compromisso em aumentar a representação feminina nos canteiros de obras.
Segundo dados do IBGE, enquanto mais de 7 milhões de homens ocupam postos na construção civil no país, as mulheres representam apenas pouco mais de 4% desse total. Contudo, o setor tem previsto gerar cerca de 500 mil novos empregos no Brasil em 2024, evidenciando a importância de incentivar a participação feminina nesse mercado.
Em uma palestra voltada à temática das mulheres na construção civil, Marcia Londres, especialista em relações trabalhistas na MRV, reiterou o apoio da empresa à capacitação das mulheres interessadas em ingressar nesse mercado. “É hora de desafiar o estereótipo de que não há espaço para mulheres no setor. Por isso, estamos comprometidos não só em abrir as portas para recebê-las, mas também em apoiar sua formação e aumentar a representação de funcionárias em nossos canteiros de obras”, explica Marcia.
O Programa Mães Guardiãs, fruto da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem como objetivo promover a inserção profissional e combater a evasão escolar. As participantes recebem bolsa-auxílio e atuam em diversas atividades, incluindo o apoio à educação e alimentação escolar.
Por meio da plataforma Gupy, a companhia disponibiliza vagas para mulheres em todo o Brasil, além de um banco de talentos para cadastros de currículos de quem busca oportunidades nas empresas do grupo MRV&CO.
ELAS TRANSFORMAM
Para incentivar a atuação da mulher e ajudar a amenizar as disparidades no setor da construção civil, o projeto “Elas Transformam”, uma iniciativa da MRV, visa capacitar mulheres, em situação de vulnerabilidade social, em técnicas da construção, e assim gerar desenvolvimento econômico sustentável para as comunidades e renda para suas famílias.
Os cursos têm duração de 180 horas, em média com 25 alunas por turma. As formandas recebem certificados e, aquelas que tiverem o melhor desempenho, podem ser contratadas pela própria MRV ou buscarem oportunidades de trabalho em outras empresas do setor. A MRV oferece ajuda de custo para o deslocamento das alunas até o local do curso, apoio para alimentação enquanto estão na sala de aula e material didático.
Fonte: MRV
Comentários