MORRE MÁRIO NEWTON, PIONEIRO EM CONSULTORIA DE ESQUADRIAS NO BRASIL
- Equipe Contramarco
- 24 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Mário Newton de Carvalho Leme, um dos consultores em esquadrias mais renomados do mercado brasileiro, faleceu no último dia 18 de fevereiro. Nascido no Rio de Janeiro, ele morava em Teresópolis, município no interior do estado. Em 1993, fundou a empresa que leva seu nome.
O consultor foi pioneiro na área de consultoria em esquadrias no Brasil, atuando na década de 1980, ele tentou implantar nacionalmente o modelo de consultoria de esquadrias dos Estados Unidos, em que o projetista analisa os projetos e acompanha os testes.
“Mas essa tendência do mercado de alterar as especificações feitas pelo consultor obrigou-o a estabelecer tarefas complementares. Consolidou-se assim a consultoria de esquadrias de alumínio em formato brasileiro, que vai desde a especificação e aprovação dos desenhos até o acompanhamento dos testes, da fabricação e da montagem da caixilharia na obra”, afirma Antônio B. Cardoso em seu livro “Esquadrias de Alumínio no Brasil”.

“Durante três ou quatro anos, Mário Newton foi o único consultor no país e não faltava trabalho”, ainda segundo o livro “Esquadrias de Alumínio no Brasil”. A consultoria surgiu de uma necessidade do mercado, diante da falta de conhecimento de arquitetos e dos construtores. Em seus primeiros contratos, Mário observou que o construtor visava reduzir os custos das esquadrias e não o controle da qualidade, conforme a obra.
Para o também consultor Cardoso, Newton foi um ícone para o segmento. “Realmente é muito triste esta notícia. Foram muitas obras, projetos e parcerias para o setor, somando-se às parcerias de nível pessoal e tudo que aprendi com ele, conta.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Filipe Gattera, o setor teve uma grande perda. “Newton é sem dúvida, uma grande referência, um profissional muito diferenciado. Ele é muito representativo no nosso mercado. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, diz.
O consultor Crescêncio Petrucci também lembra da importância do colega. “Tenho muito orgulho de ter trabalhado ao lado dele por tantos anos. Conseguimos construir uma relação profissional de alto nível. Acredito que ele deixa um forte legado para o setor”, afirma.
Igor Alvim, outro consultor de destaque, disse que Newton influenciou sua entrada neste mercado. “Foi ele quem me admitiu em uma empresa enorme, em que tive que aprender muito. Quando saí de lá, ele foi um modelo a ser seguido. De fato, devemos muito a ele. Como precursor de consultores no Brasil deve ter o reconhecimento de todos nós”, conta.
A consultora Maria Teresa Faria e Godoy também se manifestou. “O Mário foi um dos precursores no desenvolvimento do alumínio para construção civil, uma referência, além de grande incentivador da minha carreira no setor!”.
Fernando Rosa, gerente geral da Afeal também deixou algumas palavras sobre Newton. “Foi o fomentador dessa categoria no Brasil, sempre foi muito crítico e exigente que trouxe para o setor uma grande melhoria na qualidade. É um exemplo a ser seguido e um divisor de águas”, afirma.
“O trabalho e a colaboração de Mário Newton de Carvalho Leme é incontestável e permanecerá viva para todos que trabalham com esquadrias de alumínio”, diz a Afeal.
Fontes: Afeal e “Esquadrias de Alumínio no Brasil”
Comments