top of page

“ME REINVENTEI COMO A PRIMEIRA DIGITAL INFLUENCER DO SETOR VIDREIRO”, DIZ GI MATOS

Atualizado: 25 de ago. de 2022

Conheça a trajetória da nova parceira da Revista CONTRAMARCO


Por Stephanie Fazio


Reprodução: Gi Matos Influencer/Instagram

A primeira digital influencer do setor vidreiro. É assim que Gisele de Matos Oliveira, a Gi Matos, como é conhecida, se descreve. Paulistana, casada há mais de 16 anos com o Rafael de Souza, mãe da Bruna Sarah, Julia Mel e da Maya Matos, futura publicitária e criadora de conteúdo digital são algumas características que definem a nova parceira da Revista CONTRAMARCO.


Durante a pandemia e morando em Fortaleza (CE), Gi foi dispensada do seu cargo de gerente de uma distribuidora de ferragens para vidro, a partir daí, ela enxergou nas redes sociais uma possibilidade de se reinventar e ser autônoma.


A equipe da revista entrevistou a influenciadora e traz a seguir um pouco sobre a sua trajetória até conquistar o sucesso e reconhecimento nas redes.


REVISTA CONTRAMARCO - Antes de se tornar uma personalidade nas redes, qual era a sua profissão?


Gi Matos - Eu comecei a trabalhar com 14 anos como vendedora de loja na Ladeira Porto Geral, travessa da 25 de Março, em São Paulo (SP), onde todos os dias tem um mar de pessoas comprando e vendendo. Trabalhei como representante comercial, também na 25 de Março, fui auxiliar administrativa de um shopping elitizado em São Paulo, atuei como supervisora de um fast food, onde também tinha contato direto com os clientes, gosto de trabalhar com o público e me comunicar.


Também fui gerente de lojas de produtos automotivos, fotógrafa e, por último, gerente de três lojas distribuidoras de ferragens para vidro. Sou paulistana, nascida e criada, me casei e tive filhos em São Paulo, mas atualmente moro em Fortaleza (CE) e, hoje, sou a Gi Matos.


REVISTA CONTRAMARCO - Você planejou trabalhar como influenciadora ou aconteceu no acaso?


Gi Matos - Não foi planejado. Eu estava muito feliz trabalhando na distribuidora, estava fluindo, tinha total liberdade para fazer tudo o que eu sabia e aplicar dentro da empresa, era muito bom mesmo, até que chegou a pandemia. Fui dispensada, mas me reinventei como a primeira digital influencer do setor vidreiro, já fazia os vídeos dentro da distribuidora, vi o tamanho da força da internet e aí eu falei: vou trazer a mídia para mim. E aí foi quando nasceu a Gi Matos, foi muito bom mesmo e até hoje estou aqui com vocês, crescendo cada vez mais.


REVISTA CONTRAMARCO - Porque você escolheu a área da construção civil, e em específico, o mercado vidreiro? Você já sofreu algum preconceito por atuar neste setor?


Gi Matos - Na verdade, eu não escolhi. O meu marido foi atender um cliente, chegando lá o empresário falou para ele que precisava de uma pessoa para tomar a frente das lojas, meu marido citou o meu nome, falou da minha competência, marcamos uma reunião, ele me apresentou o setor vidreiro, gostei demais. Ele me deu carta branca para trabalhar dentro da empresa da forma que eu quisesse, colocar aquilo que eu sabia no dia a dia.


Nunca sofri nenhum preconceito, pelo contrário, por ser um setor masculino até então, fui bem acolhida e tenho respeito de todos os profissionais da área.


REVISTA CONTRAMARCO - Há quanto tempo você trabalha com as redes? Quais clientes/parceiros você atende atualmente?


Gi Matos - Tem dois anos e três meses que estou atuando exclusivamente nas redes sociais, minhas parceiras atuais são: Alumiaço Fortaleza, beneficiadora de vidros e espelhos, Flux Brasil, importadora e distribuidora de marca própria de produtos voltados para a construção civil, Interglass Evidence, fabricante de boxes para banheiro, kit sacada, entre outros produtos, e a Madeireira Geovane. E, agora, a Revista Contramarco, estou muito feliz de tê-la comigo e levando a informação para o vidraceiro, serralheiro e com desconto especial de 30% em assinatura e anúncio para os seguidores da Gi Matos.



REVISTA CONTRAMARCO - Como foi o começo da sua carreira? Houve muitas dificuldades?


Gi Matos - Para mim foi muito bom, pois estávamos na pandemia e o comércio de portas fechadas, então a mídia digital cresceu absurdamente. Percebi a grande oportunidade de me jogar e trabalhar nas mídias digitais e foi o que aconteceu. Assim que eu me coloquei como a primeira digital influencer do setor vidreiro, fechei um contrato com exclusividade, com outras parceiras também, não consigo ver dificuldades, vejo somente como desafios e oportunidades.


REVISTA CONTRAMARCO - O que você conquistou nesta área e impactou na sua vida pessoal?


Gi Matos - Eu potencializei o meu lado ousado, precisei ter ousadia para ser a Gi Matos. Me reinventei, me “joguei de cabeça” em um setor que era visto como masculino. Tem que ter coragem para fazer o novo, para descobrir o que tem do outro lado, isso sim impactou tanto a minha vida profissional quanto na pessoal e me deixou ainda mais forte para superar grandes desafios.


REVISTA CONTRAMARCO - Você precisou ou precisa do apoio de alguém para desenvolver sua carreira nas redes?


Gi Matos - Eu preciso, quem dá esse apoio é a minha filha Bruna Sarah, primogênita de 16 anos, que me apoia tanto na vida pessoal quanto na profissional.


REVISTA CONTRAMARCO - Conte um pouco da sua rotina familiar e também do trabalho nas redes. Como funciona a produção e edição do conteúdo que você publica? Você trabalha com planejamento mensal de conteúdos ou prefere algo mais espontâneo?


Gi Matos - A rotina é bem intensa, como de várias outras mulheres que precisam dar conta de quase tudo ao mesmo tempo, de filhos, casa, marido, área profissional, também faço faculdade de publicidade, fora as lives que preciso acompanhar, as novidades do setor vidreiro e conteúdo para ser publicado dos nossos parceiros.


A produção e a edição sou eu que faço. Quando estou muito atarefada, eu passo a edição para a minha filha fazer, depois vejo se está tudo certo e faço a publicação do material.


Eu prefiro trabalhar com algo mais espontâneo, acredito que passe mais verdade e também percebo que é o meu lado forte, mas se a minha parceira tiver um planejamento mensal, a gente pode sim trabalhar juntas e fazer acontecer da mesma forma.


REVISTA CONTRAMARCO - Na sua opinião, quais são as tendências para quem atua com as redes sociais? Quais redes e formatos de conteúdos tendem a crescer?


Gi Matos - Eu sempre digo para os meus parceiros e clientes o seguinte: pessoas se conectam com pessoas. Cada vez mais veremos poucas fotos e muito mais vídeos para interagir, se conectar, contar uma história, mostrar o seu produto e seus benefícios e a qualidade do seu serviço. Acredito muito no formato de conteúdo em vídeos e que o WhatsApp e o Instagram serão duas fontes para poder crescer e vender muito mais.


REVISTA CONTRAMARCO - Para você, o que é ser uma influenciadora? Comente sobre seus projetos futuros no meio digital.


Gi Matos - Uma influenciadora influencia a fazer uma boa compra, de um produto de qualidade, de uma marca que está agregando valor. Eu acredito muito também na influência da pessoa de fazer um bem, de tratar as outras com respeito, de se apresentar adequadamente, se posicionar de uma forma correta, trabalhar com transparência, clareza e verdade, isso é ser uma influencer. Não somente de vendas ou compras de produtos, mas de ser um ser humano cada vez melhor.


Nos meus projetos futuros têm muitas coisas boas para acontecer, isso eu posso garantir. Posso afirmar que a Gi Matos está expandindo, vai conquistar novos horizontes e abraçar outros setores dentro da construção civil. Lembre-se sempre: quem aparece, cresce.


REVISTA CONTRAMARCO - Deixe uma mensagem para quem deseja ingressar na carreira digital. Quais são os primeiros passos?


Gi Matos - Para você que quer ingressar na carreira digital, seja bem-vindo porque há espaço para muita gente. Se você quiser aparecer de frente para as câmeras, o recado é: tenha equilíbrio emocional e seja resiliente, você tira depois “de letra” o resto, deixa vir que você vai dominar.


O primeiro passo para uma carreira digital é estar no mundo online. É saber qual é a área que você quer atuar, escolha, se dedique, estude, observe bastante o que você pode fazer de diferente. Aquilo que todo mundo faz, você só vai ser mais um e o que você faz de diferente, te torna o alvo.


留言


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page