A indústria da construção civil está passando por uma revolução positiva com o Sistema Construtivo Light Steel Framing (LSF), uma abordagem de construção ágil, limpa e eficiente que está impulsionando transformações significativas. A Arcos Dourados, detentora da marca McDonald’s no Brasil, está adotando essa tecnologia para promover construções mais sustentáveis e eficazes. No Sul, as obras são de responsabilidade da Baliz Construtora, pioneira dessa nova fase da construção seca na rede.
Com estruturas de aço galvanizado e fechamentos que incluem placas de madeira, chapas cimentícias, materiais de isolamento térmico e acústico, bem como o conhecido gesso acartonado, o LSF elimina a necessidade de materiais tradicionais como cimento, areia e tijolos, reduzindo drasticamente o desperdício associado à construção convencional.
Destacando-se pela agilidade, o LSF permite a conclusão de obras em
60 dias após o início das fundações. Em comparação com os métodos tradicionais, que frequentemente levam duas vezes mais tempo, o LSF oferece uma alternativa consideravelmente mais rápida.
Além da velocidade, o LSF oferece uma maior previsibilidade orçamentária. Com um planejamento detalhado em milímetros, os erros são minimizados, resultando em maior precisão e economia durante todo o processo de construção. Além disso, a abordagem do LSF reduz as perdas, contribuindo para um maior controle financeiro e menor desperdício de recursos.
A sustentabilidade é um princípio central do LSF. Utilizando materiais pré-
fabricados e reduzindo o desperdício de materiais, essa abordagem tem um
menor impacto ambiental, alinhando-se com as necessidades de construção sustentável. A versatilidade da solução a torna uma escolha atrativa para projetos de diversas escalas, desde residenciais até comerciais.
A Construtora Baliz, especializada em obras corporativas, está na vanguarda dessa mudança, utilizando o Sistema Construtivo Light Steel Framing na construção da nova unidade da rede McDonald's, em Curitiba (PR). Sheila Webber Lima, engenheira e proprietária da Baliz, enfatiza os benefícios do LSF: “Com a tecnologia do sistema LSF, conseguimos entregar obras de maior qualidade, melhor desempenho e prazos reduzidos. Além disso, contamos com um grande diferencial competitivo, que é a rápida qualificação da mão de obra através de treinamentos ‘on site’. Ao contrário da construção convencional, o sistema de construção a seco tem despertado o interesse de jovens que desejam seguir carreira na construção civil”. Empresas como a Baliz estão liderando a indústria da construção, oferecendo uma abordagem ágil, limpa e eficaz.
Fonte: Baliz/Comunique-se
Comments