MARCA INTERNACIONAL DE RENOME COMEMORA SEU PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO DIRETA NO BRASIL
- Equipe Contramarco
- 3 de mai. de 2024
- 3 min de leitura

Fabricante de linhas integradas e máquinas para o processamento de vidro, madeira, pedra, plástico e materiais compósitos, a Biesse foi fundada na Itália em 1969 e listada no segmento Euronext STAR da bolsa de valores italiana. A empresa atua com destaque nos setores de móveis, construção civil, automotivo
e aeroespacial.
“Hoje, 80% do nosso faturamento consolidado é obtido no exterior por uma rede global em constante crescimento, com quatro polos produtivos (Itália e Índia), mais de 30 showrooms pelo mundo e 4.000 colaboradores”, destaca Alessandro Agnoletti, diretor comercial da Biesse para América do Sul e Central.
O amplo showroom do Brasil, localizado na cidade de Curitiba (PR), foi inaugurado em 26 de abril de 2023 para obter maior proximidade com os clientes da América do Sul e Central. O investimento totalizou 2 milhões de euros. “Antes os clientes precisavam entrar em contato com a Itália ou com um representante para realizar a manutenção dos equipamentos e a compra de peças de reposição”, lembra Agnoletti.
Atualmente, a Biesse conta com equipe de assistência técnica local e um estoque com peças de reposição para pronta-entrega. A empresa informa que, entre técnicos locais e de campo no Brasil, o número chega a 13.
HSD E DIAMUT
A empresa integra um grupo que abrange as marcas HSD (empresa que projeta, fabrica e distribui eletrofusos, cabeçotes de fresagem de 3, 4 e 5 eixos e componentes tecnologicamente avançados para usinagem de metal, ligas, materiais compostos e madeira) e Diamut (que projeta, fabrica e distribui uma gama completa de ferramentas para o processamento de vidro, pedra natural e sintética, que podem ser utilizadas em máquinas CNC, automáticas e semiautomáticas). “Hoje, as tecnologias mais avançadas para o processamento de vidro da Intermac, Forvet e Movetro estão sob uma única marca: BiesseGlass”, informa o diretor comercial.
DEMONSTRAÇÕES PERSONALIZADAS
“A existência de um showroom é um ganho para o cliente que pode ver demonstrações e fazer testes personalizados nas máquinas para que tome a decisão de aquisição com mais segurança”, salienta Agnoletti.
“Em um espaço de 1.300m², estão instaladas 11 máquinas para o processamento de madeira e vidro, incluindo CNC, seccionadora, coladeira de borda, furadeira, lixadeira e mesa de corte”, acrescenta o diretor.
No decorrer de 2023 e, agora, em 2024, o espaço tem se transformado em um polo de conhecimento para a indústria.
EVENTOS GRATUITOS

“No total, o showroom recebeu mais de 600 visitas em 2023”, comenta o executivo. “Quase todos os meses realizamos eventos gratuitos onde, em parceria com empresas relevantes para o setor do vidro e da madeira, focamos em um tema ou uma tecnologia e nos aprofundamos no assunto buscando agregar conhecimento e ajudar na evolução e no desenvolvimento de nossos clientes”.
A programação gratuita é sempre atualizada na plataforma de eventos, que pode ser acessada pela internet: www.live.biesse.com/events.
“Para celebrar o primeiro ano da Biesse no país, vamos abrir nossas portas do dia 6 a 10 de maio no evento Inside. Convidamos todos para se juntar a nós e celebrar esta importante data. É a oportunidade de ver demonstrações ao vivo em nossas máquinas e softwares, assistir a palestras, conversar com especialistas e encontrar as melhores soluções para a sua produção”, diz Agnoletti.
As inscrições para o evento Inside são limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever previamente pela internet em www.live.biesse.com/event/inside-brasil.

PRESENÇA NO BRASIL
Apesar de já comercializar na região há quase 40 anos por meio de representantes, a presença física da empresa no país já apresentou resultados positivos como o aumento das vendas tanto no Brasil (70%) quanto no restante da América do Sul e Central (40%).
“Os planos para o futuro são de ainda mais crescimento. Em um ano já aumentamos em 30% o número de funcionários e seguimos com contratações abertas, estamos em fase de estudos para aprimorar a logística, ampliar o estoque de peças, inclusive com a aquisição de magazine automático”, adianta o diretor comercial.
*Conteúdo extraído da Revista Contramarco - edição 166 (março/abril-24).