MANUTENÇÃO PREVENTIVA NOS PAINÉIS DE ACM: PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA
- Johnny Vieira De Souza, arquiteto
- 17 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
*Por Johnny Vieira de Souza, arquiteto responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio e professor universitário
O ACM é um material que se popularizou como revestimento aplicado às edificações em geral. Um dos fatores que contribuiu para isso está na relação custo-benefício, principalmente relacionado a baixa manutenção e a longa vida útil do acabamento.
A Projeto Alumínio fabrica e comercializa o ACM com diversos tipos de acabamento na face externa. O acabamento de alumínio pintado é o mais comum (ACM), entretanto há outros tipos, como alumínio anodizado (ACM), lâmina de inox (ICM) e zinco (ZCM).
A manutenção de acabamento que não seja pintura, como o painel composto com lâmina externa de inox (ICM), por exemplo, deve seguir as especificidades do acabamento, ou seja, deve-se adotar produtos específicos para limpeza e polimento deste material.
Acabamentos de ACM com pintura possuem sistema coil coating (pintura em linha contínua), que são extremamente resistentes e possuem vida útil de acordo com suas propriedades técnicas da resina (leia mais aqui), sendo a limpeza, um método de manutenção preventiva para prolongamento da vida útil da pintura.
Embora seja um procedimento relativamente simples, a limpeza dos painéis de ACM pintados deve seguir algumas observações fundamentais, para evitar problemas relacionados a manchas ou ineficiência na remoção da sujidade.
A limpeza dos painéis de ACM deve ser realizada com a superfície do painel em temperatura ambiente, ou seja, em período do dia ou noite que não tenha sol incidente diretamente sobre o painel. É recomendável limpar o ACM no período da manhã ou à noite, quando o painel estiver em temperatura ambiente.
A utilização de rufos, pingadeiras e inclinação mínima de 10% em instalações horizontais (tampos de avanços ou cobertura de marquises, por exemplo) é outro fator importante para diminuir a incidência de sujeira sobre o painel, consequentemente prolonga o período de manutenção e evita a perda de garantia (leia mais aqui).
O intervalo de limpeza varia de acordo com a região de instalação. A Projeto Alumínio sugere que a limpeza deverá ocorrer em um intervalo de um ano, mas, obrigatoriamente, a superfície deve ser limpa imediatamente quando o acabamento estiver visivelmente sujo.
Reprodução: FF Madeiras – São José do Rio Preto SP
LIMPEZA PREVENTIVA - PROCEDIMENTO PASSO A PASSO
Escolha um horário que não tenha sol sobre o painel e que o mesmo se encontre em temperatura ambiente. Este procedimento visa evitar manchas irreversíveis no acabamento através de choque térmico;
Faça uma pré-lavagem da superfície com água limpa, utilize certa pressão para remover a sujeira impregnada. Este procedimento visa diminuir o atrito de partículas de sujeira com a esponja, evitando riscos (próximo passo);
Após a remoção da sujeira, utilize água limpa, sabão neutro e esponja macia (não abrasiva) para fazer a limpeza total da superfície. É importante fazer a limpeza por módulo, ou seja, não deixe o sabão secar sobre o painel;
Como sugestão para prolongamento do período de limpeza, por similaridade, a pintura do ACM deve ser tratada como pintura automotiva, a qual poderá receber como proteção cera líquida siliconada. É importante frisar que a aplicação deverá receber cuidados relacionados à abrasão. Deve ser feito um teste em um pequeno espaço para medir a resistência à abrasão que o painel se encontra e assim evitar possíveis riscos à pintura durante o processo de polimento.
PICHAÇÃO
Pichações apresentam um problema especial devido aos muitos agentes possíveis a serem utilizados, embora na maioria dos casos são feitas com tintas aerossol. As pinturas PVDF Flurothane Coastal, PVDF Fluropon Kynar 500, FEVE Valflon e PVDF NANO tem ótima resistência à pichação, por se tratar de pinturas com baixa porosidade.
É importante frisar que existem vários fatores que contribuem para a remoção ou não da pichação, tais como:
Tempo de exposição solar da pichação: a remoção deve ocorrer em até 12 horas após o picho. Com o passar do tempo, a remoção se tornará mais difícil;
Mesmo em caso de pichação, nunca utilize produtos à base de solvente, ácido ou alcalino e nenhum tipo de álcool;
Deve ser adotado o mesmo procedimento para limpeza.
Em casos mais severos, a Projeto Alumínio indica produtos Watts Removal, que têm solução amigável ao meio ambiente, não tóxica, solúvel em água e tem fácil aplicação. A fabricante da Watts Removal cita que a aplicação do produto deve ser feita com cerdas macias (não abrasivas) e com pano úmido, além de recomendar testar uma pequena área antes da aplicação total.
É IMPORTANTE OBSERVAR
A fabricante Projeto Alumínio ressalta que a limpeza cumulativa de peitoris com detergente, em fachada contínua, em regiões de alta agressão salina (edificações de frente ao mar, ou até 500 m de distância) poderá ocasionar pontos de corrosão filiforme, não cobertos pela garantia da empresa.
Todas as limpezas devem utilizar produtos sem quaisquer agentes químicos, portanto não utilizar, em hipótese nenhuma, ácidos, removedores alcalinos, álcool, álcool isopropílico e nenhum produto que possua solvente em sua composição.
Caso encontre qualquer resíduo de cola ou sujeira de difícil remoção nos painéis, a Projeto Alumínio recomenda testar a aplicação de gasolina utilizada em aviação. Este produto funciona na maioria das pinturas, mas é recomendável testar antes do uso, uma vez que poderá ainda ocorrer manchas não cobertas pela garantia do fabricante.
Com relação à cola, existem produtos específicos para remoção de resíduos, entretanto é necessário verificar se há produtos químicos em sua composição, que possam manchar ou provocar problemas nas pinturas.
*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.
Comments