LEVITARE: “O FUTURO DAS ESQUADRIAS E A REVOLUÇÃO DA SIMPLICIDADE”
- Equipe Contramarco
- 23 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2024
Durante a FESQUA 2024, a Olgacolor Alumínio apresentou o novo sistema de caixilho flutuante


De acordo com a extrusora Olgacolor Alumínio, no maior evento da indústria de esquadrias e vidro, a Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA 2024), a marca apresentou o sistema Levitare, um produto novo no mercado nacional. “Mostramos que é viável redefinir o conceito do que é possível com esquadrias. Mais do que simplesmente marcar presença, o objetivo da Olgacolor era se destacar em meio a um ambiente repleto de soluções similares, e o caixilho flutuante Levitare foi o grande destaque”, afirma Luiz Carlos Santos, diretor técnico.
Levitare tem como proposta ser tudo aquilo que se espera de uma esquadria: simples, prática e funcional. O produto, que faz portas de até 500kg flutuarem suavemente, surpreendeu os visitantes da FESQUA. O diretor técnico define a Levitare como a redefinição do que é possível. “Cada pessoa que teve contato com o sistema expressou surpresa ao ver portas de grandes dimensões deslizarem de forma leve, silenciosa e sem atrito”, completa.
Reprodução: Olgacolor/Instagram
“Essa inovação reflete o princípio de simplificação, que é essencial na criação de novos produtos. Simplificar não significa apenas reduzir componentes, mas resolver problemas complexos de maneira eficiente. Eliminar o que é desnecessário para alcançar o objetivo principal é um trabalho difícil, que exige criatividade e dedicação. Enquanto muitos valorizam o esforço manual de criar soluções complexas, é o trabalho mental envolvido na simplificação que realmente transforma a experiência do usuário, muitas vezes não sendo reconhecido de imediato”, afirma Santos.
Para a marca, o conceito de Levitare vai além de apenas um sistema de esquadrias, ele abraça a ideia de simplificar ao máximo sem comprometer o desempenho ou a estética. “Roberto Papaiz, ao se deparar com o lançamento Levitare apenas sorriu surpreso e afirmou: ‘É mágica!’. E assim foi como o sistema passou a ser descrito no decorrer de todo o evento”, finaliza o diretor.
VISÃO PARA O FUTURO DAS ESQUADRIAS: MAIS VIDRO, MENOS JANELA
Imaginar o futuro das esquadrias e portas é um desafio. No passado, as janelas eram meramente aberturas nas paredes, permitindo a entrada de luz e ventilação, enquanto conectavam o interior ao exterior. Hoje, com o avanço da tecnologia, essas funções evoluíram. O vidro, agora predominante nas construções, tem permitido que portas e janelas se tornem quase uma só, desafiando as fronteiras do design tradicional.
No século 20, o conceito de fachadas inteiramente de vidro começou a ganhar força, promovendo uma relação mais direta entre o interior e o ambiente externo. A evolução do vidro temperado e a introdução de normas de eficiência térmica e resistência ao fogo mudaram completamente o papel das janelas e portas nas edificações.
“A Levitare acompanha essa evolução, criando um sistema de portas que, além de flutuar, elimina a fricção e o desgaste, proporcionando uma experiência única de deslizamento suave. O campo magnético que sustenta a porta vai além das roldanas tradicionais, utilizando ímãs permanentes que garantem um movimento livre e eficiente. Esse é o futuro que a Levitare propõe: um mundo onde portas e janelas não são apenas elementos funcionais, mas símbolos da inovação arquitetônica”, afirma Santos.
Para mais informações, acesse: www.olgalevitare.com
Fonte: Olgacolor
Comments