As infiltrações estão no topo da lista dos problemas mais complicados de resolver, de acordo com o Blog TownSq, pois danificam a estrutura da edificação, aumentam os custos da conta de água e, se não for solucionada prontamente, pode trazer muitos prejuízos no bolso e na saúde do condomínio e dos condôminos envolvidos.
Existem alguns sinais que apontam a possibilidade de infiltração, como: umidade na parede; manchas escuras no teto e paredes; pintura descascando ou com bolhas; rachaduras no teto; azulejos soltos; presença de mofo; e rodapés soltos e/ou manchados.
Chuvas frequentes também podem se tornar uma ameaça à estrutura dos prédios. Isso porque podem provocar infiltrações nas fachadas. A orientação é manter a manutenção periódica, pois caso a infiltração não seja resolvida a tempo, o problema pode danificar a parte interna dos conjuntos, assim como a parte estrutural do edifício.
Outros cuidados que precisam ser observados são as instalações das tubulações de dreno de ar-condicionado. Muitas vezes, um dreno que não recebe a pressão necessária não cria aderência entre as tubulações e as conexões, o que pode gerar vazamentos entre os apartamentos.
COMO RESOLVER?
Infiltração no teto: A primeira coisa a fazer é identificar por onde a água está entrando. No caso de coberturas, a infiltração pode estar no telhado. É comum que as telhas passem por um processo de desgaste natural, ressequem e quebrem, criando brechas na barreira que protege a laje da água da chuva. Nessas situações, a solução é corrigir o telhado com reparos pontuais, aplicar telhas com vedação ou, se o quadro for mais grave, refazer todo o telhado;
Infiltração na laje: Indicada para lajes que não terão tráfego de pessoas (apenas para manutenção), a manta asfáltica é composta por uma mistura de asfalto com outros minerais e pode ser aplicada por qualquer empresa com mão de obra especializada. Algumas outras tecnologias que podem resolver infiltrações na laje são: aplicação de mantas aluminizadas, mantas ardosiadas, sistemas feitos com poliéster flexível e em silicone.
Infiltração na parede: Às vezes, o real responsável pela umidade na parede é uma laje que foi mal impermeabilizada ou um vazamento nas tubulações de água ou esgoto. Fissuras e rachaduras nas paredes externas e internas podem causar infiltrações devido às chuvas, o que resulta em bolhas na pintura, bolor e manchas nas paredes da unidade. Nesse caso, o problema só será resolvido quando as rachaduras forem corrigidas.
Infiltração na fachada: esses problemas acontecem devido a microfissuras nas paredes causadas pela ação do tempo, da chuva, sol, frio e calor que acaba dilatando os materiais. Tudo isso faz com que o reboco da fachada se desprenda, permitindo que a água entre. Antes de começar a obra, é importante conferir se não há nenhuma calha entupida ou cano mal vedado.
O QUE É IMPERMEABILIZAÇÃO?
É a técnica de proteger uma área de um imóvel contra a ação da água. O processo é feito com a aplicação de produtos específicos e impede a ocorrência de infiltrações e vazamentos, aumentando a vida útil do patrimônio e garantindo a qualidade de vida no local.
Fontes: Allianz Assistance e Blog TownSq
Comments