Pesquisa vai criar um sistema que compila dados sobre o município para retratar a situação dos principais indicadores de desenvolvimento na região
Reunião Observatório de Barcarena/Divulgação: Hydro e Assessoria In Press Porter Novelli
Com uma potente indústria que exportou o equivalente a US$ 2,3 bilhões em 2021, Barcarena, no Pará, recebe os investimentos do Fundo de Sustentabilidade Hydro. Para avaliar o desempenho dos investimentos já feitos na região e incentivar que outros sejam feitos, será iniciado o projeto para organização do Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Barcarena (ODSB), por meio de uma parceria inédita do Fundo de Sustentabilidade Hydro e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Localizada a 252 km da capital Belém, a cidade tem o 3º superávit comercial no ranking estadual e o 19º, entre os 5.570 municípios brasileiros. O objetivo do projeto é retratar a situação dos principais indicadores do desenvolvimento municipal, bem como fazer associações com outras variáveis socioeconômicas, tecnológicas e ambientais, a fim de elaborar boletins analíticos que revelem a relação entre a dinâmica do desenvolvimento municipal e as principais atividades de Barcarena.
A pesquisa, com apoio da Faculdade de Economia da Universidade, pretende, num período de dois anos, levantar indicadores de desempenho para emprego, renda, meio ambiente, saneamento, educação, cultura, esporte, lazer, mobilidade, ordenamento territorial, habitação, segurança pública, pandemia, conectividade, instituições locais e participação social, que ficarão disponíveis para acesso das instituições públicas e privadas que queiram investir na região.
Esses indicadores serão fundamentais para nortear ações mais eficientes, eficazes e efetivas, assim como delimitar as prioridades de investimentos tanto corporativos quanto públicos. “O Observatório será uma ferramenta indispensável tanto para o planejamento do investimento do Fundo de Sustentabilidade Hydro, assim como para servir de base às discussões dos membros da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) na busca de soluções para os desafios de Barcarena, além de servir como instrumento de pesquisa e estudo que dará o suporte às ações dos parceiros no município. Todos os interessados em desenvolver ações de desenvolvimento em Barcarena serão beneficiados”, avalia Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo.
Um eficiente Sistema de Informações permite acompanhar a direção e os efeitos que as atividades produtivas exercem sobre o território e, a partir daí, traçar estratégias adequadas para que tais atividades possam ser capazes de impulsionar outros investimentos produtivos e gerar mais emprego e renda tanto na economia local, como em áreas de abrangência mais amplas. Entre outras iniciativas, o Fundo apoia, desde 2021, em Barcarena, projetos de agricultura familiar que já lançaram mais de 50 produtos no mercado.
"A parceria do Fundo de Sustentabilidade da Hydro com a UFPA para estabelecer um conjunto de indicadores sobre o atual estágio de desenvolvimento de Barcarena a fim intervir, com base na teoria da mudança da IBS, em ações mais efetivas que transformem qualitativamente o município, é uma enorme oportunidade que gera benefícios mútuos, tanto para a empresa como para a Universidade e para a sociedade de Barcarena”, avalia a professora Maria Amélia Enríquez, diretora de acordos internacionais na UFPA.
“A empresa vai poder contar com estudos e técnicas avançadas que lhe permitirão ampliar o conhecimento da realidade em que atua e, por conseguinte, dar mais eficácia às suas ações. A Universidade terá uma fonte adicional de recursos para fazer seus estudos e melhor formar os discentes envolvidos. A população de Barcarena será a grande beneficiada, pois todo este esforço é para tornar mais efetiva as políticas e as ações do Fundo, com vista à investir em programas e projetos que realmente impactem positivamente a qualidade de vida das pessoas que ali vivem", conclui a professora.
Fonte: Hydro/Assessoria In Press Porter Novelli
Comments