top of page
Equipe Contramarco

FACHADAS PRONTAS: LEVEZA, SUSTENTABILIDADE E RAPIDEZ NA OBRA

Saint-Gobain apresenta soluções modulares e construção industrial têm estimulado profissionais a pensar “fora da caixa”


Reprodução: Agência Lúcia Furlan, Imprensa &RP

É por meio da fachada, que se conecta à arquitetura, que se entende o conceito do projeto e suas soluções. A evolução dos materiais aplicados à fachada respeita essa experiência visual e garante, além de aspectos conhecidos como ventilação natural e luminosidade, resultados como: redução de peso, menos geração de resíduos, rapidez na execução, sem perda de materiais e com pouca manutenção.


A Saint-Gobain Produtos para Construção, projetista, fabricante e distribuidora de materiais e serviços para os mercados de construção e indústria, tem uma unidade comercial dedicada ao desenvolvimento do mercado e de soluções construtivas leves e industrializadas denominadas Saint-Gobain Nextera, que oferece além da grande variedade de produtos do portfólio, atendimento comercial personalizado, equipe técnica de desenvolvimento e projetos e equipe de monitoramento de obras.


Em parceria com a indústria CMC Modular - Grupo Lafaete, que se dedica a pesquisa de melhorias e aplicações de modulares à construção industrial, oferecendo produtos como fachadas prontas, banheiros prontos e outras soluções para grandes alturas, a fabricante uniu dois mundos bem complementares, os produtos desenvolvidos por uma e a expertise na construção modular da outra, produzindo assim a fachada painelizada, que permite os mais diversos acabamentos.


Segundo Edison Tateishi, gerente de projetos da CMC, o sistema painelizado reúne inúmeros benefícios e não traz surpresas extras, já que inclui todos os materiais, acessórios, mão de obra e serviços necessários para a realização do produto. Outro benefício desta tecnologia é a redução dos tempos normais de construção até 25%. “O projeto também simplifica e reduz consideravelmente a manutenção, seja preventiva ou corretiva”, afirma.


“Isto representa uma grande economia futura, reduzindo o tempo e as dificuldades de intervenção”, complementa o engenheiro. Os serviços de alvenaria, eletricidade, hidráulica, colocação de revestimento, acabamentos, pintura, instalação de vidros, logística e montagem são totalmente feitos dentro da fábrica, assim, todos os trabalhos estão garantidos e certificados.


A evolução para o mercado vertical possibilitou que a construção a seco somando os esforços da modularização ajudasse no desenvolvimento de mercado. A utilização dessa solução ainda é pequena e está em transformação devido aos custos, diferencial significativo versus o modelo tradicional. A personalização é um caminho importante para redução de custo do modular. Já o uso para construções residenciais houve um aumento significativo em projetos como condomínios residenciais de médio e de alto padrão.


Sob o ponto de vista do design, com a modularização de fachada é possível fazer qualquer projeto arquitetônico usando infinitos revestimentos. No Brasil, usa-se muito as texturas, pastilhas e cerâmicas, as soluções são as mais variadas. O sistema de fachada pronta pode ser utilizado não apenas em obras em construção, as estruturas metálicas podem ser aplicadas em projetos de retrofit de hotéis, na renovação de prédios comerciais e outros, com a vantagem de elas já virem moldadas de fábrica.


Para os projetos mistos, com estrutura de concreto, garante velocidade e ganho de produtividade à obra. Assim, para lugares de acessos mais difíceis, como o reforço de um prédio existente, a fachada pronta pode acoplar os módulos de forma rápida e segura e acaba sendo uma opção de execução mais fácil e mais rápida. Outra vantagem desse modelo é a sustentabilidade, a construção a seco é mais limpa e o mercado vê com muitos bons olhos empresas que oferecem produtos mais sustentáveis e menos poluentes.


Fonte: Agência Lúcia Furlan, Imprensa &RP


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page