top of page
Equipe Contramarco

FACHADA COM VIDROS GUARDIAN GLASS: EDIFÍCIO BIRMANN 32 POSSUI CERTIFICAÇÃO LEED PLATINUM


Fotos: Guardian Glass/GPCOM Comunicação Corporativa


Com design arrojado, formado por uma torre de 125 m de altura revestida com uma pele de vidro Neutral Plus 50, da Guardian Glass, que alia alta transparência e eficiência térmica, o Birmann 32 é um dos cinco empreendimentos no país a receber certificação Leed Platinum no Rating System: Leed Core & Shell 2009. O empreendimento está localizado na região da Faria Lima, um dos principais centros financeiros de São Paulo e do Brasil.


Um dos grandes diferenciais do empreendimento está no selo conquistado em 2021. Os vidros da linha SunGuard High Performance tiveram um importante peso em termos de desempenho energético para o reconhecimento.


Johanna Pescador, engenheira civil e consultora de eficiência energética na ENE Consultores, que atuou no processo de certificação do Birmann 32, explica que os edifícios Leed Platinum são empreendimentos com o mais alto nível de reconhecimento. “Ele reconhece as empresas certificadas como líderes de setor e agentes de mudança positiva no mercado no que diz respeito à sustentabilidade, eficiência e inovação”, diz.


Entre os cinco empreendimentos corporativos certificados pelo “Rating System: Leed Core & Shell 2009”, no Brasil, o Birmann 32 se destaca pela alta pontuação — 92 pontos do total de 110 pontos —, tornando-se o segundo empreendimento deste porte a alcançar o Leed Platinum na América Latina e o 21º no ranking mundial de maior pontuação, segundo dados do Green Building Information Gateway (GBIG).


Para esta certificação são avaliados sete quesitos: inovação; uso eficiente de água e créditos de prioridade regional; espaços sustentáveis; materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos e energia e atmosfera. Em termos de desempenho energético, a classificação é feita pela categoria energia e atmosfera, que estabelece um pré-requisito e crédito relativos ao desempenho energético do edifício, incluindo a avaliação da eficiência dos vidros das fachadas.

 

“O caminho escolhido para a análise do desempenho energético foi feito por simulação computacional, alcançando uma economia de energia de 50% e atingindo a pontuação máxima, de 21 pontos”, explica a engenheira civil.


Além disso, os vidros da linha SunGuard High Performance também contribuíram para o ganho de pontuação na categoria qualidade do ambiente interno, especificamente no crédito à iluminação natural. “A fachada envidraçada permite a entrada abundante de luz natural e, por meio de simulação computacional, foi comprovado o atendimento dos níveis de iluminação requeridos pela certificação”, acrescenta.


Ela observa ainda que o bom desempenho energético proporcionado pelos vidros de controle solar da Guardian Glass foi importante para cumprir os requisitos da metodologia de avaliação do Leed e garantir uma boa pontuação. Essa metodologia estabelece um limite de aberturas transparentes por área de fachada, bem como um fator solar para os vidros dessas aberturas.


“A escolha do vidro do projeto tem um grande peso no desempenho energético do edifício. No caso do Birmann 32, a escolha do Neutral Plus 50 foi imprescindível para alcançar a alta pontuação do crédito, devido à grande área envidraçada”, conta a especialista, ao destacar que a implementação dos vidros de controle solar auxilia na redução do consumo de ar-condicionado, bloqueando uma parte significativa da radiação solar para o ambiente interno.


Neste projeto, foram utilizados mais de 20 mil m² de vidro com baixo ganho de calor solar e insulados, processado pela GlassecViracon, cuja especificação proporciona transmissão de 50% da luminosidade e redução de 60% da entrada de calor.


Para Kristina Wu, gerente técnica comercial da Guardian Glass, ter o produto da marca na fachada de um edifício icônico reflete a capacidade da marca em oferecer soluções sob medida para cada projeto. “O Neutral Plus 50, da linha SunGuard High Performance, reúne características que contribuem para que os empreendimentos sejam mais eficientes energeticamente”, acrescenta.

 

Classificado como AAA (triple A), o Birmann 32, que possui aproximadamente 120 mil m², inclui praça, teatro, um rooftop, espaços abertos ao público, além da torre de escritórios. A arquitetura do edifício foi assinada por Chien Chung Pei, do escritório Pei Partnership Architects. Já a incorporadora do projeto é a Faria Lima Prime Properties (FLPP).


LINHA SUNGUARD


A linha SunGuard oferece diversas opções de vidros de controle solar para projetos comerciais e residenciais. Com variedade de cores, os vidros SunGuard possuem alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB, proporcionam melhor aproveitamento da luz natural, conforto térmico e redução do consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar e High Performance.


A Série High Performance conta uma variedade de aparências, combinando transmissão de luz visível de média a alta, com menor ganho de calor solar. Por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideais para obras que buscam as certificações Leed e Aqua. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais, como escritórios, shoppings, hotéis, hospitais e obras de infraestrutura, como aeroportos.


Fonte: Guardian Glass/GPCOM Comunicação Corporativa


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page