Relatório realizado pela PlanRadar, com mais de 2.500 empresas, constatou que retrabalho aumenta consideravelmente o custo dos projetos
A PlanRadar, empresa do setor de software de gerenciamento de construção digital, publicou recentemente uma pesquisa analisando as principais causas e consequências do retrabalho na indústria da construção. De acordo com o relatório, 11% dos custos totais dos projetos são atribuídos ao retrabalho, ressaltando a necessidade de estratégias e processos de gerenciamento de projetos mais eficazes para reduzir as retificações.
"Todos concordamos que o tempo é um fator essencial em qualquer estratégia de negócios. Isso é particularmente evidente na indústria da construção, onde o retrabalho está longe de ser incomum, causando atrasos em todas as etapas dos projetos", destaca Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil. "Situações imprevistas causadas pelo retrabalho têm consequências não só do ponto de vista econômico, mas de todo o projeto e do negócio como um todo, que podem ser evitadas com o uso das ferramentas certas."
Na pesquisa, que entrevistou mais de 2.500 clientes da PlanRadar, a maioria destacou a falta de comunicação entre a equipe como principal causa do retrabalho, seguida de perto pela falta de organização e gerenciamento adequado de documentos e erros de controle de qualidade.
"Esses fatores resultaram não apenas em aumento de custos, mas também em atrasos na entrega, danos ao relacionamento entre contratados e clientes, diminuição da satisfação do cliente e mancha na reputação das empresas. Nesta era de desafios de mercado, há uma necessidade de melhorar o controle de qualidade, o que para as empresas pode resultar em dinheiro sendo economizado a cada ano por ter que corrigir menos erros", acrescenta Bragança.
Além dos danos econômicos e reputacionais diretos, o estudo constatou que as retificações podem levar a reclamações por quebra de contrato e outros problemas legais, bem como as consequências éticas de materiais desperdiçados impactando o meio ambiente e as consequências sociais. De fato, observou-se como cada retificação afeta a moral dos trabalhadores, aumentando a frustração e diminuindo a motivação. Considerando o nível de escassez de mão de obra no setor, isso é algo que as empresas não devem ignorar, além de impactar na produtividade.
SOBRE A PLANRADAR
A PlanRadar é uma plataforma de gerenciamento de campo SaaS digital (ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, a empresa usuária não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet), a solução é premiada para documentação, gerenciamento de tarefas e comunicação em projetos de construção e imobiliários. Operando em todo o mundo em mais de 65 mercados. A PlanRadar digitaliza todos os processos e comunicações diários, conectando todas as partes interessadas em projetos de construção e imóveis, fornecendo acesso em tempo real a dados valiosos, permitindo que as equipes aumentem a qualidade, cortem custos e realizem o trabalho mais rapidamente.
Fonte: Sherlock Communications
Comments