Escritório modelo da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, abre portas para desenvolver projetos gratuitos de interesse social
Reprodução: Assessoria Danthi Comunicações
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (Uva), conhecido como (Embauva), no Rio de Janeiro (RJ), está de portas abertas para desenvolver projetos gratuitamente e mudar a realidade de iniciativas e moradores da cidade. O espaço forma na prática futuros profissionais e oferece consultoria técnica gratuita nas áreas de arquitetura, urbanismo, design de interiores e engenharia civil para associações de moradores, ONGs, condomínios e até mesmo pessoas físicas.
“O Embauva se propõe a realizar atividades sem fins lucrativos, visando a qualificação dos alunos da Universidade Veiga de Almeida para o mercado de trabalho por meio de projetos técnicos, pesquisa científica e extensão social”, explica Wilder Ferrer, professor de arquitetura e urbanismo da Uva e coordenador do Embauva.
Outro objetivo do escritório é a prestação de serviços à população via assessoria técnica, de modo que os alunos reconheçam e vivenciem a importância deste trabalho social. "A arquitetura e o urbanismo são ferramentas importantes para a resolução de problemas sociais e têm o poder de melhorar a qualidade da população, independentemente da classe econômica", ressalta Natália Padilha Sánchez, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do campus Barra da Uva e professora da equipe do Embauva.
Um dos serviços já feitos pelo grupo foi o projeto de reforma da Vila Residencial dos Idosos, centro de acolhimento de pessoas da terceira idade em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir da análise das necessidades dos idosos que habitavam a unidade, o Embauva desenvolveu uma proposta que previa humanização das unidades, criação de mobiliários de apoio para áreas molhadas e outras soluções para melhorar o bem-estar dos moradores. A proposta projetual ganhou menção honrosa Prêmio CAU/RJ Emaus, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), em 2019.
O Embauva está aberto a novas propostas de assessoria técnica pelo canal (embauuva@uva.br).
Fonte: Assessoria Danthi Comunicações
Comments