top of page
Equipe Contramarco

ENTENDA A NBR 15575


Divulgação: Stant

Criada em 2013, a ABNT NBR 15575 — Edificações Habitacionais – Desempenho estabelece os requisitos mínimos de qualidade e conforto para o melhor desempenho das edificações habitacionais. Quando se trata de esquadrias existem dois pontos que necessitam de atenção: acústica e estanqueidade.


“A norma de desempenho NBR 15575 estabelece parâmetros, objetivos e quantitativos que podem ser medidos. Dessa forma, buscam-se o disciplinamento das relações entre os elos da cadeia econômica (rastreabilidade), a diminuição das incertezas dos critérios subjetivos (perícias), a instrumentação do Código de Defesa do Consumidor, o estímulo à redução da concorrência predatória e um instrumento de diferenciação das empresas”, afirma o Guia da Norma de Desempenho, produzido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


ACÚSTICA


São três critérios: o “mínimo” é obrigatório e o “intermediário” e “superior” são opcionais a serem seguidos. Os critérios são: isolamento ao som aéreo na construção para dormitórios; isolamento ao som entre unidades, paredes divisórias e áreas comuns; e isolamento ao som de ruídos áureos e lajes entre unidades. O valor mínimo de acústica para sacadas é de 30 dB.


ESTANQUEIDADE


Manter a estanqueidade é importante para a preservação da saúde de quem utiliza o imóvel, prevenindo a umidade e a proliferação de fungos e bactérias, além de influenciar na durabilidade da construção. Por isso, foram estabelecidos critérios para as áreas molhadas, fachadas e coberturas.


“A CDA Metais segue rigorosamente todos os critérios da norma em seus sistemas da grife Signature”, destaca a marca fabricante e pintora de perfis extrudados em alumínio.


A IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL


Com o vigor da norma, houve o aumento das práticas e materiais sustentáveis por parte das empresas. Além de oferecerem menor impacto ao meio ambiente, boa parte dessas soluções criativas trazem maior conforto, durabilidade e resistência a danos.


A adoção de sistemas construtivos inovadores e tecnológicos é outra tendência desde o surgimento da NBR 15575. Um bom exemplo é o steel frame, sistema construtivo industrial composto por armações de aço galvanizado e fechamentos termoacústicos.


O gerenciamento de obras precisa de agilidade para dar conta de todas as exigências da NBR 15575 sem deixar nenhum ponto de lado. Para isso, cada vez mais, construtoras têm usado sistemas ERP, sistema integrado de gestão empresarial, em tradução, voltados para a construção civil. Esse tipo de solução dá uma visão macro de todos os aspectos construtivos e financeiros de cada empreendimento, o que facilita cumprir os requisitos da NBR 15575.


Fontes: CDA Metais e Sienge

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page