Edifício 'A Noite’: Azo inicia a obra de retrofit do icônico edifício que marca a revitalização do Centro do Rio de Janeiro
- Equipe Contramarco
- 28 de mar.
- 2 min de leitura

Antiga sede da Rádio Nacional e marco da cultura brasileira, o primeiro arranha-céu da América Latina passará por um retrofit que irá preservar suas características principais, como fachada e estrutura. O projeto é assinado pelo arquiteto Duda Porto, em parceria com o especialista em recuperação de patrimônios, André Alvarenga.
As fases de execução das obras, que envolvem estrutura, instalações, fachada e acabamento, têm duração prevista de 30 meses e serão cumpridas de acordo com as liberações e licenças dos órgãos competentes de patrimônio e preservação histórica. Devido aos diversos requisitos de sustentabilidade envolvidos na obra de construção do ‘A Noite’.
Construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com seus 23 andares e 102 metros de altura, o novo ‘A Noite’ irá se transformar para ganhar nova vida como residencial de estúdios, trazendo inovações que irão honrar seu legado e vislumbrar o futuro. O prédio será mais uma das atrações turísticas na Praça Mauá, no coração do Centro do Rio de Janeiro, e terá restaurantes no térreo, e no rooftop, haverá um local aberto à visitação, com mirante e outro restaurante.
Para José de Albuquerque, CEO da Azo, o ‘A Noite’, além de toda a sua representação cultural e histórica, também é um grande marco do sucesso do ‘Reviver Centro’, programa de incentivo à recuperação e ocupação imobiliária do centro do Rio, criado pela Prefeitura. “O edifício teve seu pioneirismo no passado, e agora, após 95 anos de existência, voltará a brilhar na paisagem do Rio de Janeiro, proporcionando à região um dinamismo que vai beneficiar a área, atraindo comércios, serviços, e desenvolvimento, graças ao projeto Reviver Centro”,diz.
Ainda de acordo com o CEO, a confiança na iniciativa municipal e no potencial econômico da região, encoraja a AZO a buscar mais empreendimentos na região. “Impulsionada pelo sucesso do ‘A Noite’, estamos vendo mais dois negócios na região, que esperamos anunciar em breve. Estamos apostando junto com a Prefeitura e com todo o poder público da Cidade do Rio de Janeiro, para transformar o Centro em uma região pujante, próspera e com pessoas circulando”, sinaliza José de Albuquerque.
Sustentabilidade na execução das obras
O retrofit é, por si só, uma ação sustentável. Além de todo o valor arquitetônico e histórico do ‘A Noite’, para o desenvolvimento da cidade do Rio e para a cultura nacional, o empreendimento tem suas premissas alinhadas com as questões boas práticas de sustentabilidade. “O retrofit é o reaproveitamento de estruturas existentes, evitando a demolição da construção existente É uma tendência mundial muito alinhada à sustentabilidade por permitir menor consumo de novos recursos naturais. Reaproveita-se muito mais insumos E. Ao adotar práticas de sustentabilidade, diminuímos a pegada de carbono e o impacto no meio ambiente, gerando também menos descarte de materiais.
Fonte: Danthi Comunicação Integrada
Comments