No último dia 02 de fevereiro, o economista e advogado Reinaldo Iapequino, 64 anos, nascido em Guaianases, na zona leste de São Paulo, foi eleito diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) pelo conselho de administração, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021.
Iapequino também foi secretário-executivo de estado das pastas da Habitação e de Orçamento, Projetos e Gestão, e presidente do Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP).
No período de 2017 e 2018, quando desempenhava as funções de assessoria técnica junto à Secretaria Municipal de Habitação e da COHAB, atuou na formulação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Habitação de âmbito municipal. Em sua passagem pela COHAB também realizou a concorrência internacional que resultou na contratação pela entidade de 13.180 unidades habitacionais.
Entre 2012 e 2015, Iapequino ocupou as funções de Subsecretário da Agência Paulista de Habitação Social – Casa Paulista, órgão estadual que ajudou a criar para desenvolver a política de fomento em parceria com a iniciativa privada na oferta de habitação de interesse social. Nesse período, implementou parcerias com o Governo Federal para executar o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no estado de São Paulo, pelo qual foram contratadas mais de 100 mil novas moradias, e coordenou a implementação da primeira Parceria Público-Privada de Habitação Social do país, que resultou na contratação de 3.683 habitações na área central da cidade de São Paulo pelo governo do estado.
Em sua carreira profissional, também exerceu os cargos de Diretor Financeiro e Chefe de Gabinete do Instituto de Previdência do Estado de SP, atual SPPREV, além de prestar assessoramento no Gabinete do Reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP); na Diretoria de Crédito Imobiliário do Banespa e no Banco Nossa Caixa, onde ingressou por concurso público.
Fonte: Superintendência de Comunicação Social
Comments