Em 07 de maio é celebrado, anualmente, o dia do silêncio. Acredita-se que a data tenha surgido com a inspiração provocada pelas práticas milenares da meditação. “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”, afirmou William James, filósofo estadunidense e um dos fundadores da psicologia moderna, conforme o portal Calendarr Brasil.
Ainda de acordo com o site, o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre os males que a poluição sonora provoca na qualidade de vida, como problemas de concentração e aumento dos níveis de estresse.
Entenda como a escolha certa dos vidros e esquadrias podem ajudar na redução de ruídos dos ambientes.
VIDRO LAMINADO ACÚSTICO
Contém uma camada de PVB especial, que é uma película plástica e elástica entre duas capas de vidro. Esta combinação permite uma redução de mais de 30dB dos ruídos externos. Além disso, há a possibilidade de se combinar mais camadas do vidro com o PVB, aumentando a espessura do material e a eficiência do bloqueio sonoro.
VIDRO INSULADO OU DUPLO
Dois vidros intercalados por uma câmara de ar totalmente vedada. Pode ser composto por vidros comuns, laminados ou temperados. Indicado para ambientes com ruídos de até 85dB. A câmara ainda permite a instalação de persianas internas.
VIDRO INSULADO DE LAMINADOS
É a junção dos vidros laminados com os vidros insulados. Recomendado para espaços onde o ruído é extremo e o isolamento precisa ser mais eficiente, como locais próximos a casas de shows, estúdios e aeroportos.
VIDRO MULTILAMINADO
Composto por três ou mais lâminas de vidro, diminuindo a intensidade do barulho graças a sua massa, quanto mais grossa é a espessura do material, menor é a capacidade de vibrar e conduzir o som para o ambiente interno.
Nestes casos citados acima, é necessário o uso de perfis de esquadrias com dimensões maiores, para que tenham capacidade de suportar a espessura dos vidros especiais.
A esquadria de PVC é uma solução eficiente nos quesitos já mencionados e atende às demandas de vedação, proporcionando isolamento térmico e acústico. Outros materiais, como o alumínio, suportam vidros acústicos, mas apresentam desempenho inferior ao PVC. As de madeira e vidro temperado não podem ser utilizadas para o isolamento termoacústico de ambientes, por conta da falta de capacidade de vedação.
A abertura das portas e janelas também influencia no desempenho acústico. Para a escolha do sistema apropriado, deve-se considerar a localização da residência e a maneira como será utilizado. As esquadrias de PVC são altamente resistentes ao Sol, chuva e maresia e precisam de pouca manutenção, o que as tornam excelentes para casas de praia. O ponto mais importante é que as necessidades de cada projeto sejam consideradas e atendidas a fim de maximizar as propriedades termoacústicas de portas e janelas.
Saiba mais curiosidades das esquadrias de PVC no nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CdELlyMNcqj/
Fonte: Calendarr Brasil e Inext Esquadrias
Comments