Dia do Serralheiro é comemorado desde 1999
- Equipe Contramarco
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Atualizado: há 7 horas

No dia 23 de abril é celebrado o Dia do Serralheiro, profissional que manuseia e dá formas diferentes ao aço, ferro e alumínio, transformando e idealizando modelos com toques artísticos. Desenvolvendo serviços diversos em ambientes domésticos e profissionais, o serralheiro participa da elaboração de projetos, criação, restauração e instalação de peças para os mais diferentes usos.
É ele o responsável por criar esquadrias, portões, janelas, portas, vitrais e grades dos mais diversos formatos, tamanhos e também com materiais que incluem cobre, ferro, alumínio, metal, zinco, latão, dentre outros.
Origem da data
No ano de 1999, a Gerdau - empresa que produz aço, minério de ferro e outros produtos derivados do aço - lançou o “Programa Profissional do Aço” voltado para incentivar o mercado de serralheria no Brasil. Naquele ano, o marketing da empresa escolheu o dia 23 de abril por coincidir com o Dia de São Jorge, o santo representado com a figura de um guerreiro.
Acredita-se que São Jorge era um soldado do império romano que usava armas e espadas forjadas em metal pelos ferreiros da antiguidade, que teriam sido os primeiros serralheiros.
Diante dessa tradição secular, existem pelo Brasil muitas serralherias que adotaram o nome de São Jorge em sua razão social. Hoje, os serralheiros são peça fundamental na indústria de esquadrias, sendo essenciais na construção civil e na indústria.
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)
Comments