top of page
Equipe Contramarco

DE ATÉ 8 MESES PARA CERCA DE 90 DIAS: AS TRANSFORMAÇÕES CONQUISTADAS PELA CONSTRUÇÃO MODULAR

Entenda as vantagens do modelo e o momento da instalação das esquadrias nos módulos


 Divulgação: Brasil Modular


Imagine blocos de lego em tamanho real sendo montados para dar origem a escritórios, casas, hotéis, lojas e outros edifícios comerciais, este é o método utilizado na construção modular. Composta por seções ou módulos pré-fabricados, que podem ser facilmente transportados e montados no local onde será o estabelecimento, as peças são feitas anteriormente, geralmente com materiais como plástico, aço, vidro, concreto ou madeira, e deslocadas para montagem (ou encaixe) final no local da obra.


A tendência, que vem ganhando força em todo o mundo, não é uma novidade, mas vem se tornando popular no mercado devido às características como: flexibilidade, eficiência, baixo custo e agilidade. Módulos de construção também podem ser combinados para criar estruturas maiores e mais complexas.


O modelo traz diversas vantagens quando comparado às construções tradicionais, pois são mais rápidas e fáceis de montar, reduzindo o tempo e o custo da obra. Além disso, elas são mais flexíveis e podem ser facilmente adaptadas às mudanças de layout do terreno. Uma casa, por exemplo, pode ser entregue pronta entre 60 a 90 dias, enquanto, de forma convencional, o prazo seria de 7 a 8 meses. “Desde espaços residenciais simples até complexos comerciais, sua adaptabilidade a uma variedade de necessidades e terrenos é verdadeiramente notável e cada vez mais essencial aos olhos dos consumidores modernos”, afirma Jaime Freitas, CEO da construtora Brasil Modular.


INSTALAÇÃO DA ESQUADRIA NO MÓDULO


De acordo com o profissional, as esquadrias são incluídas na fase final de acabamento, chegando já instaladas nos módulos para o cliente. A Brasil Modular utiliza esquadrias de alumínio, podendo ser basculante ou em trilhos de correr, nas medidas padrão do mercado ou especiais tipo janelões de 2m. “Também podemos aplicar o sistema Reiki, [marca especializada em envidraçamentos de projetos], onde se tem abertura total dos vidros”.


O executivo relata uma experiência de dificuldade para encontrar uma estrutura que se ajustasse a um terreno irregular e ainda atendesse às necessidades. “No entanto, os módulos habitacionais provaram ser a resposta ideal para tal problema. Sua capacidade de serem construídos e adaptados de acordo com as características únicas do terreno nos permitiu criar um espaço residencial funcional e esteticamente agradável, sem comprometer a integridade de toda base”, conta.


SUSTENTABILIDADE


Os módulos oferecem uma infinidade de opções de design e personalização para atender a diversas necessidades e preferências dos clientes. “Desde layouts compactos para casas pequenas até espaços expansivos para edifícios comerciais, a flexibilidade dessas estruturas é verdadeiramente impressionante. Isso não apenas nos permitiu criar um espaço que refletisse nossa visão estética, mas também nos deu a liberdade de ajustar e expandir conforme nossas necessidades evoluíam ao longo do tempo”, relembra Freitas.


A tendência também gera menos desperdício de materiais, uma vez que os módulos são construídos sob medida para o projeto solicitado. A sustentabilidade é outra vantagem, pois a concepção modular promove a reutilização de materiais e a redução do desperdício, já que os módulos podem ser desmontados e reutilizados. Além disso, requerem menos energia para serem fabricadas e transportadas, o que contribui para a redução das emissões de CO2. 


Segundo o executivo, muitas dessas estruturas são projetadas com materiais recicláveis e sistemas eficientes de energia, reduzindo seu impacto ambiental em comparação com as construções convencionais. 


Depois de finalizadas, as estruturas podem ser equipadas com painéis solares e outras tecnologias de energia renovável. Ao longo da sua vida útil, os módulos, geralmente construídos com materiais recicláveis ou reciclados, podem ser facilmente adaptados ou expandidos. 


“Desde a adaptação a terrenos desafiadores até a flexibilidade de design e a sustentabilidade ambiental, essas estruturas oferecem uma solução moderna para uma variedade de necessidades habitacionais. Estou ansioso com o futuro dessa tecnologia e animado para ver como ela continuará a transformar o mundo da arquitetura e construção nos próximos anos”, conclui Freitas.


Fontes: Sebrae/Brasil Modular

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page