top of page

CONECTADO AO SHOPPING CENTER, EDIFÍCIO SKY GALLERIA ESTABELECE NOVA CENTRALIDADE EM CAMPINAS

Com projeto da ACIA Arquitetos, a nova torre estabelece novos espaços caminháveis que integram os usos do Complexo Galeria Shopping


Reprodução: Cobogó Relações Públicas

Implantado dentro do espaço do Galleria Shopping, em Campinas (SP), o Sky Galleria é um edifício comercial de escritórios e serviços que se conecta de forma integral com os usos do shopping por meio de um térreo aberto e um pequeno bosque para momentos de descompressão.


Projetado pela ACIA Arquitetos, escritório que tem em seu portfólio projetos que buscam transformar a forma como os usuários interagem com a cidade, ele faz parte do plano de renovação do Complexo Galleria Shopping, que tem o objetivo de estabelecer uma nova centralidade urbana na região.


O Sky Galleria foi dividido em duas áreas principais: uma atrás do shopping center e outra em sua área frontal, que abriga a torre principal com 14 pavimentos. O edifício foi pensado para ser um marco referencial dentro do local em que está inserido, um ponto de abertura a este novo centro de uso misto em Campinas.


Em relação a sua estrutura, buscou-se minimizar a utilização dos materiais por meio de soluções criativas. Assim, o projeto se estabelece como uma caixa metálica com grandes vidros de proteção solar e alumínio na cor marrom corten, permitindo a permeabilidade entre as áreas, além de chapas de metal para usos diversos – de brises a elemento conector dos edifícios circundantes, trazendo unidade visual harmônica para todo o complexo.


Reprodução: Cobogó Relações Públicas


O programa do Sky Galleria traz no seu térreo a área de recepção, um business center com salas de reunião e uma sala multiuso que pode ser utilizada como teatro, espaço para eventos e festas e outras utilidades. Nos interiores, o desenho faz uso dos mesmos materiais utilizados na fachada, de forma a gerar uma integração não só visual, mas também estrutural entre o externo e interno. O edifício ainda conta com um subsolo que abriga o estacionamento e o bicicletário com vestiário e um rooftop aberto com espaço de uso VIP e heliponto.


Reprodução: Cobogó Relações Públicas


Inspirado no conceito de “cidade de 15 minutos”, o maior desafio foi integrar o projeto às áreas de circulação e uso próximas ao shopping, criando um bairro urbano com forte senso de conectividade e escala humana. Desta forma, a ideia de estabelecer uma pequena praça arbórea no embasamento térreo do edifício tem o objetivo de estabelecer um novo espaço caminhável, que funciona como uma área de convivência extremamente agradável para a interação e convívio, e também ser um divisor entre a área de circulação do shopping e a dos escritórios, com o uso das árvores do bosque para camuflar a visão das salas do office.


Ainda sobre o paisagismo, um dos pavimentos contou com um corte horizontal em uma de suas laterais para a instalação de floreiras perimetrais, que permitem ao usuário que está dentro de uma sala neste andar, enxergar o entorno através do verde.


Planejado para ser um marco, o projeto luminotécnico estabeleceu o edifício como uma grande lanterna, aproveitando a permeabilidade dos prismas de vidro divididos em duas partes, e que compõem a estrutura da torre. Desde as luminárias internas de cada sala comercial até o sistema que acende todo o edifício de forma integrada, tudo foi pensado para criar uma experiência única de iluminação.


Além disso, o uso de soluções tecnológicas, como a automação de fachada, permitiu que a iluminação LED de baixo consumo fosse gerenciada de forma eficiente, contribuindo para que o Sky Galleria adquirisse a certificação LEED Gold e para a redução da contaminação luminosa. Assim, a iluminação deste edifício não só destaca a arquitetura, mas também contribui para uma experiência sustentável e consciente.


FICHA TÉCNICA

Reprodução: Cobogó Relações Públicas

Nome: Edifício Sky Galleria

Local: Campinas, SP

Ano de projeto: 2018

Conclusão da obra: 2022

Área do terreno: 5.400,00 m²

Área construída: 28.067,00m²

Arquitetura: ACIA Arquitetos

Equipe: Fabio Aurichio, Felipe Lopes, Luciana Maki, Rafael Costa, Breno Burrego, Mariana Soares, Priscila Rodrigues, Marcelo Nagai;

Incorporadora: Building Empreendimentos Ltda

Paisagismo: Cenário Paisagismo;

Engenharia: WA Engenharia;

Impermeabilização: Proiso Projetos e Consultoria de Impermeabilizacao;

Iluminação: Castilha Iluminação;

Fundações: Consultrix

Automação: Marbie Systems;

Ar Condicionado: Willem Scheepmaker & Associados Ltda;

Hidráulicas e projeto de bombeiros: Kit Projetos;

Fotos: Daniel Ducci


Fonte: Cobogó Relações Públicas


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page