A Projeto Alumínio, em parceria exclusiva com a Sherwin Williams, traz para o Brasil um novo conceito tecnológico de hidrorrepelência para painéis de ACM
*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto, consultor ACM e professor universitário
Quando chegou ao Brasil, o ACM era comercializado basicamente com dois tipos de espessura total e dois tipos de pintura. A resina poliéster aplicada diretamente ao metal, ainda utilizada no mercado para uso interno, pois tem baixa performance de estabilidade de cor e brilho quando exposta a intempéries, e a resina PVDF, que quando formulada da maneira correta, com fornecedores confiáveis, é utilizada em grandes fachadas, com alta performance de estabilidade de cor e brilho, mesmo quando exposta a intempéries.
Após alguns anos, houve um fomento no mercado, com a chegada da resina nano, lançada na época como sinônimo de tecnologia na proteção da pintura de painéis de alumínio composto (ACM), entretanto, por se tratar de um verniz acrílico, o efeito prometido não possuía duração prolongada, e dependendo de uma série de fatores, entre elas associadas a localização da obra, poluição, método de instalação (ausência de rufos inclinados e pingadeiras), entre outros, poderia ter o efeito hidrorrepelente com vida útil muito curta, causando baixo desempenho.
A baixa vida útil da resina nano foi algo tratado com muito cuidado por fabricantes e importadores, no geral. Geralmente era desvinculada a garantia da pintura (o que estava abaixo do verniz) com o verniz nano que causa o efeito hidrofóbico (repelente) devido à falta de confiabilidade na vida útil.
COAT GUARD: SISTEMA INOVADOR DE PROTEÇÃO
Mais de uma década depois, a Projetoal com a incessante tradição de buscar inovações para o mercado nacional, através da parceria com a multinacional Sherwin Williams lançou, com exclusividade, a evolução tecnológica da resina nano, chamada de sistema Coat Guard.
Este sistema trata-se de um desenvolvimento tecnológico realizado nos Estados Unidos, através do setor de pintura Coil Coatings da Sherwin Williams e foi baseado para diminuir os custos de métodos tradicionais de limpeza, que normalmente envolvem produtos químicos agressivos e repintura de superfícies.
Com o avanço da tecnologia, o Coat Guard estabeleceu novos padrões para que não haja danos ao revestimento do ACM, contribuindo para a limpeza de grandes empreendimentos de forma rápida e econômica. A tecnologia aplicada à resina permite fácil limpeza com o aproveitamento da chuva.
BENEFÍCIOS, TECNOLOGIAS E USOS
O sistema Coat Guard possui propriedades anti grafite, proteção contra intemperismos, calcinação e desbotamento. Fornece excepcional resistência a produtos químicos transportados pelo ar, como chuva ácida e solventes de limpeza, além de excelente adesão geral, ótima resistência UV, alta flexibilidade e conformabilidade.
O Coat Guard permite aplicação sobre as tecnologias de resina, PVDF Kynar500, FEVE, Super Poliéster, Flurothane Coastal, WeatherXL (leia mais aqui) e outras. A utilização do sistema em painéis de alumínio composto permite a instalação em projetos que exigem cores vivas e brilhantes, instaladas em paredes, coberturas, colunas, forros, portas, divisórias, entre outros.
*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.
Comments