A rua Paissandu, que liga o Palácio Isabel (atual Palácio Guanabara), nas Laranjeiras, à Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), enfrentou nas últimas décadas o desafio de se manter "viva" em meio a um movimento de decadência dos seus casarões do século XIX. Para isso, será realizado um projeto de retrofit pela Cité Arquitetura.
Um deles é o antigo Hotel Paysandu, que será devolvido para a cidade como um residencial com 50 apartamentos e novos usos, entre eles um coworking. Outro projeto finalizado, na mesma rua, é o Payssandu 168, um residencial que incorpora novos usos à casa pré-existente no terreno, como uma forma de unir passado e presente através da arquitetura.
Ambos são projetos totalmente desenvolvidos pelo escritório de arquitetura. Desde de o estudo de viabilidade, projeto legal, executivo, detalhamento, interiores até a programação visual. "Existe uma integridade do projeto que garante uma maior qualidade no final", explica Celso Rayol, sócio da Cité Arquitetura.
ANTIGO HOTEL PAYSANDU SE TRANSFORMA EM RESIDENCIAL + COWORKING
O novo empreendimento do escritório de arquitetura para a Piimo adapta os usos do antigo Hotel Paysandu, transformando-o em um residencial. A ideia foi unir passado e presente, respeitando a memória e revivendo a importância desta histórica rua. Além de prever espaços coletivos e uma área de lazer no último andar, mantém e destaca elementos que o definem, como o notável estilo Art Decó da sua fachada. A reforma contará com paisagismo do Escritório Burle Marx e Iluminação de Maneco Quinderé.
RESIDENCIAL PAYSSANDU 168
O projeto residencial Payssandu 168 incorpora novos usos à casa pré-existente no terreno, com o reaproveitamento de elementos já existentes, como os gradis históricos da fachada do casarão.
Fonte: Cité Arquitetura/ Cobogó Relações Públicas
Comments