Saiba também quais medidas adotar diante do evento climático
Nesta quinta-feira (13), a passagem de um ciclone extratropical causou rajadas de vento acima dos 120 km/h na cidade de Bom Jardim da Serra, em (SC), de acordo com a Defesa Civil do estado. Em Urupema, na serra catarinense, os ventos passaram dos 100 km/h. A capital paulista também sente a passagem do fenômeno que trouxe ventania e queda de árvores. Mas, como a passagem de um ciclone pode trazer riscos às esquadrias de um projeto?
As ventanias são uma ameaça frequente aos vidros das janelas, sobretudo em regiões litorâneas e serranas, como destacou Geraldo Ricardo de Oliveira, assessor da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande Norte (Crea-RN) em entrevista ao portal Terra.
“Os vidros das janelas dessas regiões devem ser substituídos por outros de maior espessura e pode até ser necessário reforçar a estrutura da própria janela”, comenta. Em locais em que as rajadas são menos intensas, o problema mais comum é o zunido da passagem do vento pelos orifícios de portas e janelas. Nesses casos, “o ideal é colocar revestimentos de polietileno ou borracha nas bordas”, sugere Oliveira.
POR QUE UMA JANELA INSTALADA EM SÃO PAULO NÃO PODE SER A MESMA INSTALADA EM RECIFE?
Uma janela aplicada no estado de São Paulo não está apta para ser instalada em Recife (PE), por exemplo, pois a velocidade dos ventos e a precipitação de chuvas ocorre de maneiras diferentes.
As isopletas são linhas de contorno que representam valores como a velocidade do vento ou chuva. A norma NBR 6123, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define as isopletas para o dimensionamento de estruturas sujeitas a ações do vento no Brasil. A norma estabelece que as isopletas devem ser calculadas a partir de dados de velocidade do vento em diferentes alturas, obtidos em estações meteorológicas, e devem ser representadas em um mapa, com valores de velocidade do vento indicados em cada linha de contorno, segundo Luiz Guilherme Zacchi, engenheiro de vendas.
COMO SE PROTEGER EM UM CICLONE?
A seguradora Porto Seguro traz algumas dicas para a proteção diante destes casos, são elas:
Fique longe de janelas e portas de vidro;
Em caso de destelhamento durante o vendaval, abrigue-se debaixo de mesas, móveis de madeira maciça ou colchões;
Se estiver na rua, não se abrigue embaixo de árvores, os galhos podem cair e te machucar, procure com rapidez um abrigo;
Na rua, afaste-se de muros, postes, placas e proteja a cabeça;
Mantenha as portas e janelas fechadas para evitar corrente de ar forte;
Mantenha as cortinas fechadas para evitar estilhaços, caso as janelas quebrem;
Feche a válvula de gás;
Quando for sair de casa, fique atento aos fios de energia que podem estar caídos no chão;
Fique em segurança na sua casa ou no abrigo mais próximo até que seja seguro sair.
Saiba Mais: www.bbc.com/portuguese/articles/ckkxzp9rxn7o
Fontes: CNN, Terra e Porto Seguro
Comments