top of page

CHAT GPT NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Uso da inteligência artificial auxilia no atendimento ao cliente e oferta de produtos na internet


Reprodução: Agência Bombai Comunicação

Por décadas considerado um setor conservador em relação à adoção de novas tecnologias, o mercado imobiliário nacional está passando por uma transformação associada à utilização da inteligência artificial. Com uso ainda iniciante entre os corretores de imóveis brasileiros, o ChatGPT e outras plataformas de chatbot autônomos já impulsionam o aprimoramento, através da inteligência artificial (IA), de serviços que vão da oferta de imóveis na internet ao atendimento ao cliente.


Diferente de outras plataformas de chatbot já adotadas de forma ampla no mercado imobiliário brasileiro, o ChatGPT promete levar a automatização e também o uso da IA a um novo patamar de diálogos virtuais, além de produzir textos, artes digitais e até vídeos. Com potencial para também aperfeiçoar descrições de imóveis e até documentação, a ferramenta já conquistou corretores de imóveis nos Estados Unidos e deve, em breve, ser incorporada à rotina dos profissionais brasileiros, de forma mais ampla e popular.


Responsável também por uma onda de preocupação, pelo risco da substituição dos humanos por robôs em diversas profissões, o ChatGPT não parece ser uma ameaça para os corretores de imóveis, por exemplo. Em resposta à pergunta sobre as limitações da IA e desvantagens do seu próprio avanço, a plataforma responde: “A falta de personalização, pois o ChatGPT oferta soluções padronizadas e automatizadas, que não levam em conta as necessidades específicas de cada cliente ou transação imobiliária”.


A rede de imobiliárias paranaense JBA Imóveis, recentemente, incorporou a utilização de tecnologia em todos os departamentos. “A tecnologia mudou quase tudo na JBA: o armazenamento de dados ‘na nuvem’, o mapeamento das ofertas de imóveis de acordo com a demanda personalizada do consumidor, a conexão das equipes em rede, a internet wi-fi unificada em todas as lojas e, principalmente, o atendimento ao cliente”, conta Ilso Gonçalves, diretor da empresa.


Embora ainda não tenha incorporado o ChatGPT como ferramenta de trabalho dos corretores de imóveis da rede, a JBA atualizou a logística do atendimento com o uso de inteligência artificial. Quem entra em contato com a empresa em busca de imóvel para alugar, comprar ou vender passa por uma triagem inicial automatizada.


“Mas não é aquele atendimento inconsistente, com robôs que enviam dezenas de perguntas e nunca transferem a pessoa para a condução de um profissional. Investimos em um sistema de chatbot que otimiza e agiliza mesmo o processo, concluindo o encaminhamento certeiro em menos de um minuto”, ressalta. Através da programação refinada dos diálogos, a plataforma identifica o profissional ideal para fazer o atendimento ao consumidor, considerando a demanda, região, tipologia e outras características do imóvel e do cliente.


Para Robison Talga, gestor de tecnologia da informação da empresa, que estuda o uso da plataforma na JBA, é fundamental calcular os prós e contras da adoção da nova ferramenta nas diferentes etapas do trabalho dos profissionais. “O objetivo de investir em tecnologia e em ferramentas de inovação é ganhar tempo, otimizar os processos, facilitar o trabalho de todos e diminuir o desgaste”, diz. “A gente procura dispor sempre de melhorias que nos ajudem no curto, médio e longo prazos”, conclui.


Fonte: Agência Bombai Comunicação

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page