top of page
Equipe Contramarco

BUGAL BRASIL REVITALIZA SÃO PAULO

A Bugal Brasil, fabricante de guarda-corpos customizados, traz para o mercado nacional ideias e know-how (sinônimo de experiência empresarial, “saber fazer”) de esquadrias, conciliando design e segurança, criando guarda-corpos estéticos de fácil manutenção e resistentes à corrosão. Com o uso do alumínio como matéria-prima principal, os produtos da marca permitem a integração com diferentes fechamentos, barras inclinadas, larguras, cores e lâminas.


Reprodução: Bugal Brasil

Devido ao know-how em retrofit, um processo de revitalização de construções antigas, a Bugal foi convidada a participar, no dia 09 de fevereiro de 2023, do Seminário AsBEA-SP (Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo) chamado: “Acontecendo o Centro”, onde serão reunidos arquitetos, urbanistas, gestores públicos e incorporadores para debater questões ligadas a revitalização do Centro de São Paulo.


“Faremos uma apresentação técnica, visando debater os caminhos viáveis e sustentáveis para a recuperação da área central de São Paulo, o seminário apresenta quatro painéis com nomes importantes de diferentes especialidades que compartilharão suas experiências e perspectivas para a cidade”, afirma Alexandre Eraud, presidente executivo da Bugal Brasil.


O encontro acontecerá no escritório da Fecomercio (SP), das 08h30 às 18h. Para se inscrever, é necessário acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1CagQMiP-sl9IOqQ9XohGX_feagHFdarwcn_ARWHm3rAKmA/viewform


RETROFIT DA BUGAL



O retrofit é um processo de revitalização de construções antigas com o objetivo de modernizar e valorizar a construção, além de corrigir problemas de infraestrutura, sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.


Em 2016, a Bugal participou do projeto de revitalização do “Grand Parc”, em Bordeaux, França. Construído no início de 1960, os três edifícios fazem parte do perímetro classificado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Reprodução: Bugal Brasil

Os apartamentos foram ampliados com extensos jardins de inverno e varandas que oferecem espaços de vida mais generosos. Realizado uma melhora na qualidade de vida e conforto térmico, graças ao benefício da luminosidade, também foi feito um processo de restauração e valorização das principais características do projeto original.


O conceito foi de sistemas unitizados, onde foi projetada uma estrutura de vigas em aço e um guarda-corpo em alumínio industrializado, na fábrica da Bugal, proporcionando rapidez e qualidade na instalação das novas fachadas, montadas como andaimes, foram instaladas colunas pré-fabricadas, formando uma estrutura autoportante.


Ao longo da nova estrutura, as janelas de origem foram retiradas, dentro de uma intervenção específica, por conta de contaminação pelo amianto, fibra mineral natural com larga aplicação comercial e industrial, graças às suas propriedades físico-químicas. Os beirais em concreto das antigas janelas foram eliminados, criando, desta forma, um vão luz do solo ao teto nas fachadas e acrescentadas portas de correr com vidros duplos.


Reprodução: Bugal Brasil

As janelas existentes foram substituídas por grandes portas de vidros de correr, as quais permitem integrar os espaços interiores e exteriores dos apartamentos. Cada residência ganhou um lounge individual, local reservado para proporcionar relaxamento, ocultando e revelando seus acontecimentos particulares.


Toda essa transformação em local habitado foi recompensada pelo prêmio europeu de arquitetura, o Mies van der Rohe, em 2019. Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal receberam o Pritzker Architecture Prize, em 2021, por essa renovação, sendo o mais alto reconhecimento mundial de arquitetura.


Para saber mais, acesse: www.bugalbrasil.com.br


Fonte: Bugal Brasil


Commentaires


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page