Leandro Neves, arquiteto parceiro da Ideia Glass, lista os principais acessórios que devem ser levados em consideração na hora de projetar um banheiro acessível
A redução da flexibilidade, reflexos e musculatura corporal, juntamente com deficiência visual e auditiva, tornam os idosos especialmente suscetíveis a acidentes domésticos. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem em casa e, grande parte, no banheiro.
Conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2015 e 2050, a proporção da população mundial com mais de 60 anos passará de 12% para 22%, o que aumenta o olhar sobre as necessidades deste público. Pensando nisso, em 2015, a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos –, entrou em vigência para determinar critérios e parâmetros técnicos das construções, garantindo uma área adaptada de forma correta.
Por essas razões, na hora de planejar um banheiro é importante levar em consideração para quem se está projetando e quais as necessidades dos moradores. Além disso, espaços bem construídos são essenciais para reduzir os riscos de acidentes e o tempo de resposta em caso de quedas.
Pensando nisso, a Ideia Glass, fabricante de kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro, convidou o arquiteto Leandro Neves para explicar quais são os quatro principais itens do banheiro que precisam de atenção quando o assunto é acessibilidade e conforto, sem deixar de lado a independência e a qualidade de vida de quem utiliza aquele espaço.
PORTAS E ACESSOS
Na hora de projetar um banheiro acessível, deve-se levar em conta as dimensões das portas e acessos ao cômodo, que precisam ser maiores do que o convencional. “Caso a porta do banheiro acessível abra no sentido oposto da chegada do usuário, deverá ter no mínimo 1,20m livre para a entrada e 30cm livres entre o alinhamento da abertura e a parede interna. Aqui é importante observar também que a porta do banheiro acessível deve ter, no mínimo, 80cm de largura para que a cadeira de rodas passe sem nenhum problema”, explica Neves.
DESNÍVEIS
Para a parte dos pisos, o arquiteto conta que o ideal é que o chão seja nivelado, de maneira que não possua degraus ou pequenos obstáculos que possam atrapalhar a locomoção dos moradores. No entanto, a NBR 9050 permite que exista um desnível de, no máximo, 1,5cm entre o box e o restante do banheiro. “O piso do box deve ser antiderrapante e não deve ter desníveis em relação ao restante do banheiro. Por isso, é aconselhado o uso de inclinação de até 2% na direção do ralo para escoamento da água, mas os ralos devem ser instalados fora da área de manobra em caso de cadeirantes”, comenta.
BARRAS DE APOIO
As barras de apoio são fundamentais para a movimentação do cadeirante, mas também garantem a segurança de idosos e gestantes, detalhe extremamente importante no projeto de um banheiro com acessibilidade. Mas onde colocá-las especificamente? Segundo o profissional, as barras devem ficar ao lado do vaso sanitário, na pia e no espaço do box de banho.
“No caso do vaso sanitário, as barras de apoio precisam ser instaladas nas paredes laterais e atrás do objeto. Esse posicionamento ajuda o cadeirante na hora de fazer a transição entre a cadeira e o vaso sanitário. Já na parte do box, os apoios devem estar posicionados a uma altura de 75cm do piso e ter o comprimento mínimo de 70cm”, relata o arquiteto.
BOX DE BANHO
Para garantir um banho com segurança, a escolha do box também faz toda a diferença na hora de projetar um banheiro acessível. “Um box de banho que otimiza o espaço do banheiro e que não possui ferragens inferiores é o ideal. Além de facilitar a locomoção, permite a entrada de cadeiras de rodas de maneira fácil e rápida”, explica Neves.
O Box Certo é uma opção que possui maior acessibilidade e foi desenvolvido com o objetivo de oferecer praticidade e funcionalidade, já que pode ser “guardado” após o uso. O modelo possui abertura em 180°, para dentro e para fora, com três paradas, uma de 90° e duas de 180°, otimizando o aproveitamento de espaço do banheiro.
Em casos de apartamentos pequenos, os banheiros pedem soluções funcionais para um banho confortável. Para esse perfil, o box de banho indicado é o modelo com porta flexível, que otimiza o espaço, unindo modernidade com funcionalidade.
O Box Flex possui abertura articulada que permite o ganho de 90% de passagem, otimizando o espaço. Prático e funcional, ele não contém trilho na parte superior, oferecendo um visual mais clean e moderno ao ambiente.
Fonte: Ideia Glass/BcBiz
Commentaires