Segundo o portal da Alushow, marca especializada em acessórios para esquadrias de alumínio e fabricante de roldanas em aço inox, os parafusos são feitos em uma larga gama de materiais e, onde são necessárias resistência ao tempo e à corrosão, o aço inoxidável, o titânio e o bronze são os materiais mais utilizados. A marca cita as características e utilização de quatro tipos de fixadores, acompanhe:
Parafuso sem porca: utilizado onde não há espaço para acomodar uma porca, sendo o parafuso inserido em um furo;
Parafuso com porca: também chamado de parafuso passante, utiliza-se de porca e arruelas para a fixação correta;
Parafuso autoatarraxante: possui rosca de passo largo em um corpo cônico e é fabricado em aço temperado. Pode ter ponta ou não e, às vezes, possui entalhes longitudinais com a função de cortar a rosca à maneira de uma tarraxa. As cabeças têm formato redondo, em latão ou chanfradas e apresentam fendas simples ou em cruz (tipo phillips). Esse tipo de parafuso elimina a necessidade de um furo roscado ou de uma porca, pois corta a rosca no material a que é preso;
Parafuso sextavado: para trabalhos leves, podem ser usadas buchas de chumbo, plástico ou fibra para fixar os parafusos, sendo estes, resistentes.
Fonte: Alushow
Comments