ALUSENSE: UMA NOVA LINHA DE ACM, COM OUTRAS POSSIBILIDADES
- Johnny Vieira De Souza, arquiteto
- 25 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Lançamento da Projetoal na FESQUA 2024, a linha é inovadora e abrangerá outros nichos no mercado de revestimentos
*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto e professor universitário
Diferentemente do ACM padrão (pintado ou anodizado) e do laminado melamínico, o Alusense é uma relaminação com filme PVDF espesso que desperta a visão e o toque, proporcionando experiências sensoriais únicas que ampliam as possibilidades de aplicação com acabamentos variados.
A linha Alusense é ideal para projetos internos e externos, pois adapta-se a qualquer ambiente, sendo indicado para residências, comércios e interiores de alto padrão, principalmente em regiões onde há contato direto do usuário com o material. A linha oferece proteção superior ao ACM comum (pintado), principalmente contra riscos e impactos, o que garante longevidade e performance do produto.

UM NOVO PRODUTO, QUE PROPORCIONA NOVAS APLICAÇÕES E PREENCHE LACUNAS DO ACM COMUM
O Alusense trata-se de uma linha premium da Projeto Alumínio, que busca preencher algumas lacunas que o ACM comum (pintado) e o laminado melamínico, não conseguia fazer com grande performance até então.
1ª Lacuna: é a fidelidade à textura e acabamento do material original (madeira, granito ou concreto). Graças ao sistema de laminação realizado através de um filme espesso de PVDF (indicado inclusive para uso externo), as texturas e acabamentos ganharam alto relevo, muito mais fiel ao acabamento do material original;
2ª Lacuna: está condicionada com a aplicação em ambiente de contato direto do usuário com o revestimento. O ACM comum, por se tratar de uma pintura em coil (uma camada fina de tinta com alta performance de estabilidade de cor e brilho) embora tenha linhas com resistência contra intempéries (leia mais aqui) pode ter baixa resistência contra impactos e riscos. Já o Alusense, por se tratar de um filme PVDF de 200 micras de espessura, ou seja, de 5 a 10x (dependendo da série) mais espesso que a pintura do ACM, possui desempenho muito superior a impactos e riscos;
3ª Lacuna: está associada ao acabamento final do produto. Devido ao sistema de pintura do ACM (coil coating – revestimento de bobina), do qual a lâmina de alumínio passa por diversos rolos para ser pintada, o processo pode gerar pequenos detalhes, chamados de “dot”, estes pequenos pontos não são considerados defeitos, conforme aponta a NBR 15144, pois o ACM é um material voltado a fachadas, cujo o campo de visão do observador para o revestimento é de 5 m (aplicações externas) ou 3 m (aplicações internas). Devido à alta textura do Alusense, os pequenos dots não se tornam perceptíveis;
4ª Lacuna: é a utilização em ambientes com contato direto com a água. Por ter uma laminação PVDF de alta camada (200 micras), o filme PVDF gera proteção ao alumínio e oferece ótimo desempenho em ambientes molhados, como cozinhas e banheiros. O acabamento do material inibe manchas provocadas pela água e oferece ótima performance.
VÁRIAS OPÇÕES DE ACABAMENTOS E TEXTURAS
A Projetoal lançou o Alusense com diversas opções de texturas e acabamentos que simulam materiais sofisticados, como madeira, concreto, granito e mármore. No comparativo com os materiais simulados, o Alusense oferece as mesmas vantagens do ACM, tais como: baixo peso, alta planicidade, baixa espessura (4mm), possibilidade de curvas (calandra), sistemas de fixação mecânica (parafuso), química (fita dupla face – leia mais aqui), dobras, acabamentos refilados, grandes modulações, entre outros.
Para conformação do Alusense, cabe destacar que, para obter bom acabamento nos cantos (dobras), o ideal é utilizar um soprador de calor antes de fazer a deflexão da chapa. As aplicações indicadas do Alusense são para uso externo e interno com revestimento de superfícies em geral, exceto piso, principalmente com campo de visão próximo, tais como: portas, divisórias, painéis, pilares, forros, móveis (armários).




*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.
Comments